Top

Natura Musical apresenta o festival Latinidades 2023 em 4 capitais

Foto: Matheus Alves

Para celebrar as 16 edições do evento responsável por ampliar a visibilidade do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha no Brasil, o festival Latinidades 2023, com o patrocínio de Natura Musical, começará no Distrito Federal, no Museu Nacional, entre os dias 6 e 9 de julho e, pela primeira vez, seguirá para Rio de Janeiro (15), São Paulo (21 a 23) e, por fim, Salvador (29 e 30). A programação das outras três cidades será anunciada em breve.

Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, envolvendo anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (mais de 20 países), o Latinidades é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.

Idealizado por Jaqueline Fernandes, o Latinidades é um festival multilinguagens que busca desenvolver diálogos com o poder público e com organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. É um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.

A programação inclui debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários, rodada de negócios, desfiles e apresentações de dança, feira de empreendedorismo, teatro e música.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, é capaz de propor debates urgentes, que impactam na construção de um mundo melhor. Vemos nesse projeto um potencial de legado, de impacto simbólico, capaz de inspirar transformações agora e no futuro”, completa Fernanda Paiva, head of global cultural branding.

Além do patrocínio Natura Musical, a edição 2023 tem apoio do Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford, Oxfam Brasil, Edital Cultura Circular, Oi Futuro e British Council.

Brasília será a primeira cidade a receber o festival entre os dias 6 e 9 de julho. A programação inclui as ministras Margareth Menezes e Anielle Franco, além de Beth de Oxum, Carla Akotirene, as artistas Bixarte, Brisa Flow como palestrantes. A influencer e produtora cultural Dandara Pagu e a cantora Flora Matos também fazem parte da programação.

Mais de Cultura