“O Resgate do Maestro” é o novo álbum do MC e produtor niLL – Foto: Divulgação
Como reaprender a se relacionar com as pessoas depois da pandemia? No álbum “O Resgate do Maestro”, o MC e produtor niLL conta essa história a partir da visão de um robô que chega à Terra para explorar as emoções de seus habitantes, misturando a música com um mundo fantasioso. A saga começa dentro de uma favela, pois segundo o músico “não existe lugar nenhum no mundo que tenha os sentimentos tão aflorados quanto uma quebrada. Na favela você vê o amor e o ódio bem perto”.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A concepção do robô Maestro como personagem, que representa todo o projeto do álbum, desde a identidade visual até a sonoridade, como responsável pelo resgate cultural da música através dos alto-falantes que o caracterizam, é o início de uma ideia de niLL que pode ser trabalhada em série. A ideia é que Maestro se desenvolva em novas missões e vivencie mais histórias em novos ambientes. “Procurei algum símbolo, algo que pudesse representar esse lance de a gente estar saindo agora de novo, da sociedade existindo junto de novo”, conta.
Em um trabalho que integra música e arte gráfica, a identidade visual explora ferramentas de modelagem 3D misturadas a cenários do mundo real. Para o artista, esse trabalho é ainda um incentivo às novas gerações: “Quero mostrar pra galera das quebradas que a gente consegue trabalhar esse lado da cultura nerd mesmo morando na favela. Tem potenciais aqui de criação, mesmo estando num lugar tão precário”.
O Resgate do Maestro é um marco da evolução sonora de niLL, que, habituado a lançar um álbum por ano, deu uma pausa maior após “BLU”, lançado em 2021, para estudar e se redescobrir artisticamente. Uma novidade é o uso mais orgânico de instrumentos, com menos samples e mais estudo musical, além das parcerias e colaborações, que diferem do processo mais solitário de produção dos álbuns anteriores.
Mixado e masterizado por CESRV, produtor e criador do Brime, o álbum teve ainda participação da dupla Deekapz na produção. Nas 12 faixas, niLL retrata a busca por sentimentos e conexões humanas, descrevendo cenários em beats de artistas convidados como Lossio, Bonbap, Pedro Gabriel, MC Luanna e Duda Raupp, mesclados a linhas de baixo tocadas por ele mesmo, reunindo o máximo de elementos da música brasileira. A intenção é homenagear todos aqueles que contribuíram para a especificidade da sonoridade nacional e que o influenciaram na criação das músicas.
Fundador da Sound Food Gang, niLL lançou seu primeiro single, “Camurça”, em 2015. De lá pra cá, o MC e produtor nascido em Jundiaí conquistou o reconhecimento da cena nacional do rap com trabalhos que se tornaram clássicos do gênero, como o álbum “Regina”, das faixas “Nego Drama Pt. II”, “Minha Mulher Acha Que Eu Sou o Brad Pitt” e “Wifi”, e o albúm “Lógos”, lançado dois anos depois, eternizado pela faixa “Regras da Loja”, que soma mais de 15 milhões de streamings nas plataformas digitais.