Top

Rio: Mul.ti.plo Espaço Arte recebe mostra de Renata Tassinari

Obra de Renata Tassinari – Foto: Romulo Fialdini

A Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, inaugura exposição individual de Renata Tassinari, prestigiada artista paulista que se destaca pelo domínio primoroso no uso da cor. Na mostra, Renata apresenta uma série de 12 pinturas sobre acrílico transparente. A novidade fica por conta da combinação com o acrílico espelhado, material incorporado recentemente à sua produção, resultando em um conjunto de obras de surpreendente beleza e luminosidade.

Em formatos tridimensionais inusitados, as pinturas de Renata ganham ares de objeto, em um jogo de percepção entre o industrial e o manufaturado. Com texto crítico de Paulo Venancio Filho, a mostra “Construções Planares” abre no dia 29 de junho, às 18h, e fica em cartaz até 18 de agosto, no Leblon.

O fundamento do trabalho de Renata é a cor. Sua paleta tem cores únicas, preparadas por ela mesma, a partir de misturas. “As cores são usadas levando em conta qualidades como transparência, opacidade, reflexos, texturas, num uso calculado e variado de experiências visuais. Esse domínio também se manifesta na escolha dos materiais – madeira, acrílico, espelho -, que se incorporam à pintura”, explica Venancio Filho, professor titular do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Com a combinação virtuosa desses elementos, as cores de Renata parecem se desprender do suporte, ganhando materialidade.

Uma particularidade do trabalho da artista, que pode ser vista na exposição da Mul.ti.plo, é a pintura sobre o acrílico. Antes utilizado como moldura, ela decide incorporar o material à sua obra, conferindo-lhe o status de suporte. Sobre ele, pela frente ou por trás, a artista aplica generosas camadas de tinta óleo ou acrílica. O resultado são cores ainda mais pulsantes e um acabamento mais limpo e sintético.

“Depois de pronto, o trabalho pode até ter certa identidade industrial, mas na verdade é profundamente artesanal. São obras de imensa qualidade, que instigam o olhar, nos convidando a escapar de um mundo contaminado pelo excesso de imagens. A obra de Renata nos convoca a reagir a essa atrofia da percepção”, reflete Maneco Müller, sócio da Mul.ti.plo.

Obra de Renata Tassinari – Foto: Romulo Fialdini

No trabalho singular de Renata destaca-se também a sua capacidade de espacialização. Suas obras têm geometrias variadas, como formas de L ou U. É o caso de “Vermelho Dois L” (235 x 200 cm). Algumas são criadas a partir da combinação de elementos diferentes, como “Padaria III” (40 x 120 cm). As bordas, inclusive, podem ser pintadas, como em “Mata II” (40 x 120 cm). “Entre as obras há também os múltiplos Leblon, criados especialmente para essa exposição, formados por três cores, que funcionam tanto na vertical como na horizontal”, conta a artista.

Outra novidade da pintura de Renata são os formatos alongados, fora de qualquer convenção pictórica, como em “Marola-Narciso” (194 x 350 x 5 cm). O título da mostra pretende revelar o caráter planar de uma pintura que se constrói como objeto tridimensional.

“A pintura de Renata é uma construção, feita de elementos separados em geral, que ela junta como se fossem objetos. É uma pintura tridimensional, construída como se fosse um objeto”, explica Venancio Filho.

Obra de Renata Tassinari – Foto: Romulo Fialdini

Extremamente prestigiada entre críticos, curadores e seus pares, Renata iniciou sua carreira há mais de 30 anos. Sua primeira exposição foi em 1985, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. “Ela poderia ser enquadrada na turma da Geração 1980, mas sua pintura é diferente do que se fazia na época, abstrata. Assim como é diferente também da pintura atual, de algumas décadas para cá. São muitas sutilezas que, combinadas, fazem do trabalho dela uma obra única”, conclui Venâncio Fillho.

A última mostra individual da artista no Rio foi em 2018, na galeria Lurixs. Antes, ela expôs no Paço Imperial, em 2015.

Mais de Cultura