Cultura

Galeria Marilia Razuk recebe exposição concebida pelo Ateliê397 e coleção Alayde Alves

Share

Foto: Divulgação

A exposição “Em Tempos Como Estes” apresenta um encontro inédito entre agentes do meio em uma proposta experimental, com o intuito de desestigmatizar a produção de artistas mulheres mais velhas. São mostradas obras da coleção de Alayde Alves, de artistas da Galeria

Marília Razuk e a produção de 11 mulheres artistas do grupo Rosa Choque, que se encontram para discutir suas pesquisas poéticas, em um processo de desenvolvimento contínuo com a mediação do Ateliê397, espaço independente de arte contemporânea, atuante no circuito há 20 anos.

Foto: Divulgação

A mostra é concebida pela curadora Érica Burini, que acompanha o grupo e integra a atual gestão do Ateliê397, e acontece a partir deste sábado (24.06) das 11h às 16h, na Galeria Marília Razuk, no Itaim Bibi, em São Paulo.

O grupo intitulado Rosa Choque é formado pelas 11 artistas (Adriana Conti, Ana Sefair Mitre, Isabel Gouveia, Jussi Szilágyi, Lília Malheiros, Luciana Monteiro, Maria Lucia Simonsen, Michaela A F, Rosana Spagnuolo, Solange Renault e Sueli Espicalquis), acompanhadas pelas curadoras Thais Rivitti e Érica Burini, e com a direção da educadora Tania Rivitti e da colecionadora Alayde Alves. O grupo de artistas apresenta grande heterogeneidade, mas possui em comum algumas características. São mulheres cujas trajetórias artísticas são potentes, calcadas em um acúmulo de experiência, embora ainda não tenham recebido o devido reconhecimento.

Em certos casos, são aportadas outras áreas de conhecimento aos projetos, sobretudo a psicologia e a arquitetura, áreas de formação de algumas das integrantes do grupo. As artistas criaram trabalhos inéditos, instigadas pelo diálogo com a coleção de Alayde Alves, com o acervo da Galeria Marília Razuk e também por uma referência bibliográfica, que visa tangenciar assuntos recorrentes das obras.

Foto: Divulgação/Coleção Alayde Alves

“Em Tempos Como Estes”, livro homônimo à exposição, publicado pela Ubu Editora, é um compêndio de correspondências de Efratia Gitai, mulher judia que foi testemunha dos grandes acontecimentos do século 20. Observações agudas sobre o contexto político e artístico aparecem durante conversas com familiares, assim como fragilidades, incertezas e inseguranças, compondo uma figura valente, mas também muito humana.

A escrita mostra o mundo subjetivo denso e rico desta mulher, mãe do cineasta Amos Gitai, que foi apagada do registro da história, salvo os documentos e aparições nos filmes do filho. A correspondência, em especial as cartas de Efratia, se mostra um importante elo de ligação para o ecossistema que se forma nesta mostra, unindo um espaço independente, o Ateliê397, uma galeria, a Marília Razuk, uma coleção particular, de Alayde Alves, e a produção independente das artistas, em torno de questões de memória, apagamento e reconhecimento das subjetividades femininas.

Foto: Divulgação/Coleção Alayde Alves

“O tempo é um elemento em comum entre todas essas frentes de trabalho. Seja o tempo da urgência atual quando pensamos no Antropoceno e no capitalismo tardio, o tempo da história, da memória, do apagamento e da recuperação de figuras, sobretudo femininas, o tempo do olhar, que requer uma desaceleração, um movimento contra-corrente com o que vemos hoje, um ritmo frenético e desatento. Mas principalmente, o tempo de produção das artistas, sua idade, reflexão e a densidade que ele traz às produções. Muito além de uma questão temática, o que se propõe aqui é um olhar generoso e interessado para os trabalhos destas mulheres que, quando postos lado a lado com obras da coleção da Alayde ou de artistas da galeria Marília Razuk, se mostram igualmente pertinentes à atualidade e reveladores de questões muitas vezes não vistas por jovens artistas”, diz a curadora Érica, quando ressalta os elementos disparadores da escolha das obras.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024