Novas categorias incluem melhor performance de música africana. Na foto, Angelique Kidjo, vencedora de melhor álbum de música global com “Celia”, no Grammy 2020 – Foto: Getty Images
O Grammy anunciou nesta terça-feira (13.06) algumas mudanças que devem promover maior valorização de diferentes profissionais da indústria. Serão três novas categorias a partir da edição de 2024: melhor performance de música africana, melhor álbum de jazz alternativo e melhor gravação de pop dance. Com as adições, a premiação terá 94 categorias, o maior número desde 2010, quando atingiu o pico de 109.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Além dessas mudanças, as categorias de produtor do ano e compositor do ano agora são consideradas principais, ao lado de outras já consagradas como álbum do ano e música do ano.
“Ao introduzir essas três novas categorias, podemos reconhecer e apreciar uma gama mais ampla de artistas – e realocar as categorias de produtor do ano e compositor do ano para o campo geral garante que todos os nossos eleitores possam participar do reconhecimento da excelência nessas categorias. Estamos entusiasmados em homenagear e celebrar os criadores e gravações nessas categorias, ao mesmo tempo em que expomos uma gama mais ampla de músicas para fãs em todo o mundo”, afirma o CEO da Recording Academy (“Academia de Gravação”), responsável pelo Grammy.
Veja mais detalhes sobre as novas categorias:
MELHOR PERFORMANCE DE MÚSICA AFRICANA
Uma categoria de faixas e singles que reconhece gravações que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano. Destacando as tradições musicais melódicas, harmônicas e rítmicas regionais, a categoria inclui gêneros como Afrobeat, Afro-fusion, Afro Pop, Afrobeats, Alte, Amapiano, Bongo Flava, Genge, Kizomba, Chimurenga, High Life, Fuji, Kwassa, Gêneros Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, Hip-Hop sul-africano e Ethio Jazz. Anteriormente, essas apresentações competiam pela melhor performance musical global.
MELHOR GRAVAÇÃO DE POP DANCE
Reconhece faixas e singles que apresentam música dançante e acelerada que segue um arranjo pop. As gravações de pop dance qualificadas também apresentam fortes batidas rítmicas, instrumentos eletrônicos significativos com ênfase na performance vocal, melodia e ganchos.
MELHOR ÁLBUM DE JAZZ ALTERNATIVO
Esta categoria reconhece a excelência artística em álbuns de jazz alternativos individuais, duos, grupos/conjuntos, com ou sem voz. O jazz alternativo pode ser definido como uma mistura de gêneros híbridos que mistura jazz (improvisação, interação, harmonia, ritmo, arranjos, composição e estilo) com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, improvisação clássica e contemporânea, experimental, pop, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada.