Espetáculo “Varizes do Samba” – Foto: Divulgação
O espetáculo de circo “Varizes do Samba”, criação do artista circense Cesar Deleon, está de passagem pela cidade de São Paulo. As sessões gratuitas e livre para todos os públicos acontecem em 11 de junho, domingo, às 15h, na Casa de Cultura Ipiranga e em 22 de junho, quinta-feira, às 20h, na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Em julho, as sessões serão no dia 7, sexta-feira, às 20h, no Tendal da Lapa, dia 8, sábado, às 15h, no Centro Cultural Grajaú e no dia 16, domingo, ao meio-dia, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O trabalho é composto por uma série de números clássicos do circo, que são interpretados tendo como fio condutor o livre arbítrio ao som de um bom samba ao vivo. Trapézio, malabarismo, parada de mãos, acrobacias na barra fixa e solo são algumas das habilidades que estão no repertório do espetáculo. Técnicas acrobáticas são apresentadas em um aparelho circense criado pela própria companhia, formado por traves modulares que ao se unirem propiciam barras para executar os mais virtuosos movimentos.
Já o samba é a expressão escolhida para expressar as dores e alegrias do amor. Acompanhado de seus amigos batuqueiros, juntos conseguem criar timbres audaciosos, melodias originais e letras que falam de amor. Tudo isso numa sonoridade hiperbólica abrasileirada.
Cesar Deleon, ou Cesar Cara de Pau Lopes, é compositor de sambas nas mais diversas vertentes que esse universo tem. Samba-enredo, samba de breque, samba- canção e marchinhas compõem o repertório do artista, entre diversos gêneros musicais.