Top

Vinicius Rodrigues lança “Dita” do projeto “Flauteando”

Vinicius Rodrigues, o Vinisax – Foto: Carol Feres

Vinicius Rodrigues, flautista, saxofonista e compositor, conhecido como Vinisax, lança “Dita, single de estreia do projeto “Flauteando”. Do bolero cubano ao frevo de Olinda, a música dá vida à entidade Dita, mulher preta retinta com seus brincos e argolas de ouro em seu pescoço, que evoca todo luxo e riqueza das cachoeiras para o som instrumental. Ouça aqui!

O single abre caminhos para uma sequência de lançamentos. “Ao Nível do Mar”, que será lançada no mês de junho e “A Última Dama”, em julho, estão em “Flauteando”, série de três instrumentais que no final do ano, se junta às outras músicas para formar o primeiro álbum do artista.

“Para compor esse tema, me inspirei em uma animação cubana chamada ‘Chico e Rita’, que fala sobre um pianista cubano que se apaixona por uma linda cantora”, conta Rodrigues. E completa, “dei o nome de Dita, um busto que tenho em casa, que está lá muito antes de mim, e que é quase um membro da família”.

Nessa gravação, Vinisax está acompanhado dos jovens instrumentistas Fabrício Mascate (guitarra), Valentina Facury (percussão), Gustavo Patrocínio (bateria), Tamiris Silveira (teclado) e Gustavo Fonseca (baixo). Com essa banda, o artista se dedica à música instrumental com foco nos ritmos afro-brasileiros e afro-latinos, com destaque na improvisação, como forma mais espontânea de expressão e no tambor como tecnologia ancestral de comunicação, herança da diáspora africana. Se trata de uma banda afrocentrada que reúne jovens músicos da cena instrumental de São Paulo tendo como propósito a exaltação da cultura preta de forma política.

Mais de Cultura