“Quadra”, obra de Renato Rios – Foto: Divulgação/Multiplo
A Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, apresenta exposição de Renato Rios, artista brasiliense, nascido em 1989. A mostra “Cruzeiros” reúne 35 telas recentes e inéditas, com ensaio crítico de Marco Antônio Vieira. É a primeira exposição no Rio do artista, que vive atualmente em São Paulo. A mostra fica em cartaz até 23 de junho, com entrada franca.
O nome da exposição, “Cruzeiros” parte do conjunto inédito de pinturas a óleo, sobre tela ou papel. Nelas, estão algumas das marcas registradas do artista. A primeira é o uso primoroso da cor, a partir de jogos de contraste de excepcional equilíbrio e força.
“Encruza”, obra de Renato Rios – Foto: Divulgação/Multiplo
“Para Renato, o entendimento da pintura como acontecimento e fenômeno se dá por meio da cor. A cor dele é alquímica, onírica, alada. É uma cor que nos seduz, captura e hipnotiza. A cor na obra dele é ao mesmo tempo segredo e código, num convite para a abertura de sentidos”, diz Vieira, doutor em teoria e história da arte pela UnB.
Outro diferencial da obra do artista é a sua habilidade em atuar nas mais diferentes escalas, mantendo a potência do trabalho – uma qualidade de raros artistas.
Segundo Vieira, um dos trunfos do trabalho de Rios, também representado no nome da exposição, é a sua capacidade de fazer o cruzamento entre o figurativo e o abstrato por meio da cor. “Renato entende essa tensão a partir de uma lógica complementar, muito mais relacional do que antagônica. Sua poética deve algo ao modernismo, mas ao mesmo tempo o atualiza, acenando para o futuro”, diz o crítico.
“Cruzeiro”, obra de Renato Rios – Foto: Divulgação/Multiplo
Nas telas em exposição na Mul.ti.plo podemos vislumbrar frestas, portas se abrindo, portais, estrelas, linhas que se cruzam… “Através do arranjo, da composição, do motivo, da cor, eu trabalho a pintura de forma que ela possa criar uma espécie de cruzamento entre esse mundo ordinário com outro mundo, mais ligado às ideias, à sensibilidade, ao encantamento. Eu acredito que essas pinturas são frestas que convidam as pessoas a olhar um mundo dentro desse mundo. ‘Cruzeiros” é o lugar onde se cruzam dois caminhos. Cada pintura que está ali é uma oportunidade para que se adentre em alguns mistérios”, conta Rios.
Mul.ti.plo Espaço Arte – Rua Dias Ferreira, 417/206, Leblon, Rio de Janeiro.