Top

Paula Klien abre novo estúdio em Ipanema e escreve seu 1º romance

Novo estúdio da artista plástica e multimídia Paula Klien – Foto: André Nazareth

A artista multimídia carioca Paula Klien está de estúdio novo e continua escrevendo seu primeiro livro. O estúdio, que fica em Ipanema de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, além de ser ateliê de produção da artista, é um espaço para troca de ideias entre colegas de diversos segmentos culturais. O local é uma vontade antiga de Paula antes do momento atual, com seus nanquins nas artes plásticas, deu mergulhos profundos em outras águas.

Paula lembra, com paixão, que ainda muito criança, já desenhava rostos, retratos e corpos com luz e sombra, relevo e profundidade. Adolescente, chegou a ser representada por uma galeria que comercializava suas telas figurativas e acadêmicas, pintadas com tinta a óleo ou acrílica. Mas a pintura da juventude foi interrompida.

A artista passou a trabalhar com música, fazendo arranjos musicais para bandas. Logo, começou a cantar em shows e gravações. Ao mesmo tempo, dançava profissionalmente. Em época de espetáculo, eram seis horas de ensaio por dia. Fora isso, trabalhava como modelo. Estava sobrecarregada, mas, com apenas uma campanha de biquíni que fazia, recebia o equivalente a um carro popular da época. Com os estudos da escola para espremer ainda mais o tempo, a pintura ficou para depois.

A artista plástica Paula Klien – Foto: Miguel Sá

Em 2004, foi convidada por um amigo para fazer books de modelos das agências internacionais que chegavam ao Brasil. Paula não era fotógrafa, mas topou o desafio de aprender tudo sobre equipamentos e iluminação para tentar colaborar com seu olhar.

Acabou levando tão a sério que foi agenciada pela ABÁ Mgt e pela Production Paradise. Fez inúmeros books, editoriais, campanhas de moda, livros e exposições autorais de cunho artístico. Nessa época, a artista também passou a fazer performances e vídeo arte, cuidando da direção e edição das mesmas.

Dez anos depois, em 2014, Paula sentiu a necessidade de voltar à pintura. Em 2016, foi para uma residência em Berlim e, em 2017, fez sua primeira individual em uma galeria da cidade alemã que passou a representar seu trabalho. Foram inúmeras exposições e feiras internacionais e nacionais. No exterior, Paula também é representada em Portugal. No Brasil, a artista tem o trabalho representado por quatro galerias de arte. Uma delas, especializada em NFT: a Metaverse Agency. A artista foi uma das pioneiras em NFT no Brasil.

O projeto do novo estúdio de Paula teve assinatura a quatro mãos. Paula convidou seu amigo de longa data, o arquiteto Antonio Violante, para realizar em conjunto, um sonho.

Quanto ao livro, Paula faz suspense. Mas adianta: “É um romance de autoficção”. O livro ainda não tem data prevista de lançamento, mas a intenção é que chegue ao mercado em meados do próximo ano… O título? “Todas as Minhas Mortes”.

Mais de Cultura