Que 2023 já começou cheio de boas novas, não podemos negar. E a prova disso, são as novidades da nossa cultura, que só tendem a efervescer durante o ano. Nessa onda de notícias que animam, a cantora Teresa Cristina estreou em abril o inédito show “Teresinha”, um altar musical em homenagem à cantora Maria Bethânia, no Rio de Janeiro, com casa lotada e elogios da crítica.
Agora, Teresa chega para se apresentar em São Paulo na sexta-feira, dia 19 de maio, no Tokio Marine Hall, às 22h. “Bethânia é uma pérola cultural viva que merece ser homenageada desde já, sempre”, emociona-se Teresa ao falar.
A ideia de realizar esse verdadeiro espetáculo, teve início em 2020, durante as lives que alçaram TT ao posto de rainha das transmissões ao vivo pelas redes sociais. “Começou a se cristalizar na época em que fiz uma noite em homenagem a ela. Me emocionei comigo mesma. Fiquei muito mexida, muito tocada com a reação das pessoas”, relembra.
Depois dessa noite especial, a imagem de Bethânia seguiu mais reluzente para Teresa. “Cantei cristais do cancioneiro popular. Fiquei pensando: que mulher é essa? Que olhar é esse? Que pessoa é essa? Que ancestralidade? E essa homenagem nasce disso. Não é um show cover, longe de mim. Ninguém consegue imitar a Bethânia. Sempre achei que alguém tinha que falar sobre isso, sobre essa escolha!”.
A semente foi plantada pela cantora Adriana Calcanhotto. Dentro de Teresa, criou-se um misto de vontade e receio: afinal, o que achará Bethânia? “Que alegria!”, exclamou a homenageada. “Quero através desse show, fazer um carinho e retribuir um pouco o que ela dá a gente”, diz.
‘Ainda sobre emoção, segundo Teresa, o repertório é de chorar. “Carcará”, “Um Jeito Estúpido de Ser”, “Explode Coração”, “Âmbar”, “Como Vai Você”, “Negue”, “Ronda”, “Mel” e “Reconvexo”, são algumas das 30 canções escolhidas para serem revisitadas, entre sucessos e outras músicas que Bethânia não canta mais. É um agradecimento à essa carreira luminosa dessa mulher incrível.
“Teresinha” tem direção de Teresa Cristina e produção da FF Entretenimento. O espetáculo deve percorrer outras cidades do Brasil ao longo do ano.
Tokio Marine Hall – Rua Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antônio, São Paulo.