Top

Galeria Luis Maluf apresenta “histórias da terra”, de Karola Braga e Licida Vidal

Obra de Karola Braga – Foto: Tatiana Mito

Karola Braga e Licida Vidal protagonizam juntas a exposição “histórias da terra” a partir deste sábado (06.05) na Galeria Luis Maluf, na unidade dos Jardins. Sob curadoria de Ana Carolina Ralston, as artistas se apropriam dos sentidos humanos, como a visão e o olfato, em instalações site specific e trabalhos inéditos.

Contar histórias, acessar lembranças, desafiar a percepção e, além disso, evocar memórias por meio dos cheiros são características das criações de Karola. Licida, por sua vez, usa como matéria-prima elementos como argila e água, em simbiose ou não, na qual questiona o processo de colapso da era do combustível fóssil.

Dividida em três momentos, as artistas que fizeram parte da residência artística promovida pela galeria em 2022, ocupam os espaços com trabalhos nos quais materializam, individualmente, mas em consonância, suas formas de enxergar de que são feitas as etapas vitais e, assim, criam um fio condutor em representações que remetem do nascimento à morte.

A artista olfativa Karola expõe um dos seus trabalhos na parede da primeira sala. São negativos de seres do reino vegetal produzidos em gesso e pigmentados, de onde exala um cheiro de terra molhada, levando o visitante à uma conexão imediata com a criação de Licida no mesmo espaço.

Com uma instalação site specific, a artista alaga o ambiente de modo a explorar a topografia local onde flutuam duas esculturas em cerâmica. Uma leitura acerca do início da vida.

No segundo momento da mostra, as obras representam o crescimento e desenvolvimento, que pode ser percebido por meio dos tons mais amenos empregados nas obras de Karola e nas quais o cheiro da floresta, úmido e rústico, reforçam as referências da maturidade de um corpo em pleno vigor. Ao mesmo tempo, Licida expõe estruturas escultóricas, também em cerâmica, que escorrem pela parede, indo ao encontro de seu recanto natural, numa demonstração que remete à transformação da terra em seu estado natural.

Por fim, o momento de passagem ao qual todos os seres vivos estão submetidos, queiram ou não, vem representado em uma sala branca – na cultura oriental o branco simboliza a morte – onde paira o cheiro da perda, do luto.

Aqui, Karola induz, por meio do olfato, à uma reflexão sobre o que está para além da terra, talvez para além da vida. Em paralelo, Licida traz placas de cerâmica que remontam ao solo craquelado e castigado pela seca que deixa em agonia a terra que sucumbe sob nossos pés.

Galeria Luis Maluf – R. Peixoto Gomide, 1.887, Jardins, SP.

 

Mais de Cultura