Top

Alexandre Mitre fala sobre a importância de interpretar Jorge Lafond

Foto: Flávia Zagury

Nascido e criado em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, o ator e professor Alexandre Mitre protagoniza o espetáculo “Jorge Para Sempre Verão”, inspirado na vida de Jorge Lafond, famoso pelo personagem “Vera Verão”, no programa “A Praça É Nossa” (SBT). Para ele, que há mais de 10 anos ensina história nas salas de aula, a peça celebra um dos principais nomes da cultura brasileira.

“Ele não é apenas um ícone da televisão, mas parte da nossa história. Alguém cuja arte se sobrepôs a preconceitos e barreiras em uma sociedade extremamente contraditória como a nossa, sem se moldar a um padrão de como um artista deveria ser. Ocupou espaços e é um dos principais exemplos de representatividade preta e LGBTQIAP+ para mim e para todos que vieram depois dele, por isso merece ser celebrado como patrimônio da nossa cultura”, detalha Mitre.

A produção, depois de passar por Rio e São Paulo, estreia uma curta temporada em Brasília, no CCBB, até 21 de maio, tem texto original de Aline Mohamad e Diego do Subúrbio e direção de Rodrigo França. Em cena, Mitre interpreta Jorge Laffond, enquanto Aretha Sadick dá vida a sua personagem, Vera Verão.

Foto: Flávia Zagury

“A trama oportuniza um encontro entre o Lafond e uma prima (Noemia Oliveira), que não aconteceu devido ao preconceito da época, e passa por aspectos da sua vida pessoal, enquanto questiona e reflete sobre a intolerância da sociedade. É uma história muito bonita e necessária, especialmente nos dias atuais”, conta.

É a primeira vez de Mitre nos palcos, mas não no teatro. Em 2021, atuou na peça online “Conectados”, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio APTR como ator coadjuvante. Para ele, mais perfeito seria só se pudesse agradecer ao homenageado.

“Nunca imaginei que minha primeira vez no palco chegaria de forma avassaladora e em um projeto com tanto significado quanto este. Se eu pudesse encontrar com o Jorge Lafond hoje, agradeceria por sua importância, poder e grandeza. Diria que ele inspira mais pessoas do que jamais poderia imaginar. Também pediria sua bênção, por esse presente que é poder interpretá-lo”, acrescenta.

O amor pela arte segue também na música. O carioca é vocalista da Acquaria, que se inspira na MPB e traz referências do pop, R&B e do samba.

Foto: Flávia Zagury

“Somos movidos pela paixão e pelo desejo de comunicar uma arte livre, que reflita nossos anseios enquanto sujeitos, mas que possa também fazer dançar, e claro, tocar no seu radinho. Ano passado fizemos nosso primeiro single, ‘Projeto’, e, em fevereiro, ‘Saudade’, que é nossa homenagem ao Carnaval de rua do Rio de Janeiro”.

Para 2023, o grupo vai lançar um trabalho que deve chegar em julho, além de um EP. “Não posso falar muito, mas será o primeiro lançamento de 2023, além disso, queremos trazer o nosso EP no segundo semestre desse ano”, finaliza.

Mais de Cultura