Top

Rafael Gualandi encara personagem nerd em “Terra e Paixão”

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

O ator Rafael Gualandi está no elenco da nova trama das 21h da TV Globo, “Terra e Paixão”, com estreia prevista para 8 de maio. Ele, que é cria do teatro, mas já atuou no audiovisual, como na novela “Além da Ilusão, também da Globo, começou cedo na carreira de ator, aos 14 anos participou de uma peça de teatro na escola e nunca mais parou.

Engenheiro de formação, além de ter cursado teatro, ele trabalhou anos como engenheiro civil paralelamente à atuação, para se manter financeiramente. Mas chegou um momento em que teve de escolher e não teve dúvida: optou por ser ator.

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Na nova novela, ele será um técnico de TI nerd que infernizará a vida da personagem de Tata Wernek, com quem, talvez, vá ter um affair. “Na verdade, eu vou perturbar muito a vida da Anely (Tata Wernek), mas não para o lado amoroso pessoal. Talvez, quem sabe, terá algo pela frente. Mas daí só o Walcyr [Carrasco, autor] vai saber, risos”, argumenta.

É a primeira vez que Gualandi atua ao lado de nomes como Tony Ramos, Glória Pires, Tata Wernek, entre outros importantes atores da dramaturgia. Sobre o fato de contracenar com Tony Ramos, ele é direto, diz que é um aprendizado. “Resumindo, é uma aula. Poder estar em cena com um dos maiores atores de dramaturgia brasileira, é uma realização profissional e pessoal.”

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Dedicado ao novo trabalho, não pensa em novos planos por enquanto, quer se entregar totalmente à novela. “O projeto audiovisual que estou focado no momento é a novela, não tenho planos ainda de como será o ano que vem. Tenho projetos particulares de um curta e um longa que pretendo mais para frente produzir”, explica.

Leia a seguir papo que RG teve com o ator. 

Como se tornou ator?

Quando vim morar no Rio de Janeiro em 2009, com 14 anos, fiz uma peça no colégio, e todos os amigos e a professora vieram até a mim para elogiar e dizer que eu tinha que ser ator. E nessa peça eu tinha sentido um turbilhão de sensações e sentimentos, que nada na minha vida tinha sido igual. A partir disso, começou a saga da carreira.

O que estudou?

Iniciei em 2009 em um curso livre de teatro no Rei Ator. Me formei na Escola Profissionalizante Tania de Moraes. Fiz diversos cursos, workshops e treinamentos durante a carreira. E sempre me mantenho em treinamento e em estudo, ultimamente com Thiago GrecoGuilhermo Marcondes.

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Já trabalhou em outra coisa senão interpretação? Se sim, o quê?

Já sim. Também sou engenheiro civil, e desde 2017 até 2022 trabalhei na área paralelamente à arte, sempre conseguindo conciliar os dois já que na engenharia eu tinha muita flexibilidade. Porém, desde o início do ano passado, em 2022, escolhi focar na carreira artística e deixar a engenharia de lado, porque de fato é o que eu sempre quis para minha vida.

É casado, tem filhos? 

Não tenho filhos, mas é um desejo grande no futuro. Hoje estou solteiro, e muito bem solteiro, risos.

Quais papéis de sua carreira destacaria?

Em questão de proporção e grandiosidade na carreira, o Tavito de “Além da Ilusão”, e agora o Enzo, são os destaques. Fiz muitos personagens no palco, mas ganhar proporção no teatro é difícil. Mas destacaria o personagem Volta Seca do musical “Capitães de Areia” que esteve em cartaz em 2018, já que sou apaixonado por essa obra de Jorge Amado.

Como surgiu a oportunidade de participar de “Terra e Paixão”?

Surgiu por conta do Tavito que fiz em “Além da Ilusão”, acredito que eu tenha deixado uma boa impressão do meu trabalho, risos… Tenho muita gratidão pelo produtor Fabio Zambroni e o diretor Luis Henrique Rios, que trabalhamos juntos em “Além da Ilusão”, pela oportunidade e confiança no meu trabalho. Eu recebi a ligação do Fabio voltando de uma viagem, e quando vi o nome na tela do celular já tremi inteiro, e após a informação de que estaria na novela, não conseguia parar de me emocionar, é a realização de um sonho.

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Como é seu personagem?

O Enzo é um profissional de TI da cooperativa, braço direito da Lucinda (Debora Falabella) e do Tadeu (Claudio Gabriel). Ele é um nerd, mas sem o estereótipo que sempre costumamos ver, apesar de existir traços semelhantes. Por exemplo, nos vestuários ele se enquadra nesse padrão estereotipado, mas por outro lado é praticante de crossfit. Então posso classifica-lo como um nerd contemporâneo.

Como se preparou para o papel?

Minha principal referência, por coincidência, é no marido de uma prima minha, que é engenheiro de computação, então peguei vídeos, fotos e vivencias que já tive com ele. Além disso busquei entender de computação, de rede, softwares, montagem de computadores etc., habilidades que eu mesmo não tenho.  

Você e Tatá Wernek terão um caso? Fale sobre e isso.

Na verdade, eu vou perturbar muito a vida da Anely (Tata Wernek), mas não para o lado amoroso pessoal. Talvez, quem sabe, terá algo pela frente. Mas daí só o Walcyr [Carrasco, autor] vai saber, risos.

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Como é contracenar diretamente com Tony Ramos?

Resumindo, é uma aula. Poder estar em cena com um dos maiores atores de dramaturgia brasileira, é uma realização profissional e pessoal. O Tony além de todo talento e experiência profissional, tem uma humildade, generosidade e simpatia que me fez o admirar mais ainda.

Como se relaciona com as redes sociais, é mais de postar ou de olhar?

Eu gosto de postar e de estar ligado nas redes, mas não gosto muito de ser pressionado a isso. Então costumo estar presente mostrando o que quero, meu olhar sobre as coisas, experiências que vivo e um pouco da minha prática de exercícios para que possa motivar pessoas a também buscarem mais saúde nos exercícios.

Acha que as redes são uma boa ferramenta de divulgação?

Totalmente, mas sempre com dois lados. Elas te impulsionam tanto positivamente quanto negativamente. Isso serve para todos que utilizam as redes, tanto artistas como empresas e também pessoas comuns.  

Acha importante ter um posicionamento político-social nas redes sociais?

Acho muito importante principalmente para nós artistas, já que estamos indiretamente influenciando muitas pessoas que nos seguem. Por isso é importante ter conhecimento e base sempre do que estamos falando ou nos posicionando.

Quais são os próximos projetos? Vem streaming pela frente?

O projeto audiovisual que estou focado no momento é a novela, não tenho planos ainda de como será o ano que vem. Tenho projetos particulares de um curta e um longa que pretendo mais para frente produzir.  

E teatro, tem planos de voltar em cartaz nos palcos?

Tenho muita saudade de estar nos palcos. Ainda não tenho planos concretos com data, mas certamente é uma vontade voltar a atuar nos palcos em breve. Tenho também um projeto particular de uma peça que certamente vou produzir mais para frente, mas não quero perder o foco da novela.

Acredita que a representatividade preta melhorou no audiovisual?

Acredito que está cada vez melhor, e fico muito feliz em ver isso. Falando de Brasil, somos um País onde há muita diversidade racial, com uma grande parte da população preta. Ter isso representado, é uma questão de identificação. E além disso, cada vez mais os papéis de destaque estão mostrando isso, como será em “Terra e Paixão”. Teremos no ar, três novelas, sendo duas protagonistas pretas e um protagonista preto. Isso diz muito, é histórico!

Foto: Márcio Farias / Styling: Samantha Szczerb

Você é um homem bonito, como cuida do corpo?

Eu sou apaixonado por esportes e por atividades físicas. Eu já pratiquei futebol, futsal, handbol, polo aquático, natação, bodyboard, capoeira etc., sempre competindo. Hoje além de manter uma alimentação mais saudável dentro do possível, pratico musculação, crossfit e natação, de forma contínua. Além disso gosto de surfar, jogar uma altinha com os amigos, correr etc. Quando a gente cuida do corpo, a gente está cuidando da alma e da mente também.

 

Mais de Cultura