Top

Iara Rennó e Moreno Veloso lançam “Logun”; ouça

Iara Rennó e Moreno Veloso – Foto: Sillas H.

Um registro guiado pelos caminhos do axé. Assim é “Logun”, canção de Iara Rennó que celebra Logun Edé, e que acaba de chegar às plataformas de streaming. Segundo single de seu novo álbum, “Orí Okàn”, a gravação conta com colaboração de Moreno Veloso. Iara e Moreno se conhecem há 25 anos, e essa é a segunda vez em que cantam juntos – a primeira consta em “Iaiá e os Erês”, projeto voltado ao público infantil, lançado em 2018 -, a primeira no projeto solo de Iara. Ouça aqui.

Dedicada ao misterioso orixá, “Logun” foi a última música do novo disco a ficar pronta. Para dividir vozes com Iara, a cantora, compositora e produtora musical convidou Moreno, o primeiro filho de Logun Edé que conheceu. O orixá não foi cantado em “Oríkì”, seu mais recente álbum, dedicado aos orixás mais populares no Brasil.

“Tenho alguns amigos queridos que são filhos de Logun, dentre eles, Moreno acho que é o mais antigo, o primeiro que conheci que se sabia um “omo Logun”. Foi Mãe Menininha quem viu seu orixá, ele ainda criança. Quando a música ainda era só uma fagulha, eu já pensava no axé que ela receberia com a voz de Moreno”, comenta a artista.

Rítmica e mântrica, a gravação conta ainda com encorpada instrumentação. Se juntam ao violão de Iara a percussão de Gabi Guedes um dos maiores percussionistas do País – à frente dos toques de Jimmy Cliff à Orkestra Rumpilezz -, a mbira do moçambicano Otis Selimaneï e o clavinet tocado pela baiana Aline Falcão.

“Moreno chegou com sua voz suave, mas firme e precisa. Pra completar, chamei Gabi Guedes, uma autoridade baiana nas percussões e toques para Orixá, pessoa maravilhosa e Ogan do Gantois. Aline Falcão arrematou com os clavinetes, trazendo uma sonoridade especial-espacial, além da mágica mbira moçambicana de Otis Selimaneï”, completa Iara.

“Orí Okan” chega em maio, menos de um ano após o lançamento de “Oríkì”, primeiro álbum que Iara dedicou à sua fé, e que lhe rendeu a primeira indicação ao Grammy Latino. O disco traz cantos para orixás, como seu antecessor, mas agora sob uma perspectiva íntima de Iara.  O álbum será lançado pela dobra discos, com distribuição da Altafonte.

Mais de Cultura