Top

Dia do Beijo: relembre beijos LGBTQIA+ históricos na TV brasileira

Foto: Reprodução/TV Globo

Para algumas pessoas, poder dar um simples beijo em público é um ato de resistência. Na história da TV brasileira, alguns momentos foram marcantes e deram visibilidade à comunidade LGBTQIA+. RG reuniu beijos históricos abaixo:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

VIDA ALVES E GEÓRGIA GOMIDE – “A CALÚNIA” (1963)

Foto: Reprodução/ TV Tupi

Muitas pessoas acreditam que o primeiro beijo entre duas mulheres na TV brasileira aconteceu em 2003, em “Mulheres Apaixonadas”, mas na verdade foi 40 anos antes. Na telenovela “A Calúnia” (1963), da TV Tupi, Vida Alves e Geórgia Gomide interpretam diretoras de escola que viram alvo de um rumor entre os alunos. Eles circulam o boato de que as duas mulheres estavam se relacionando. Ao final, percebem que se gostam e o beijo acontece.

GISELLE TIGRE E LUCIANA VENDRAMINI – “AMOR E REVOLUÇÃO” (2011)

Foto: Reprodução/SBT

Em “Amor e Revolução” (2011), o SBT transmitiu um beijo de língua entre Marcela (Luciana Vendramini) e Mariana (Giselle Tigre), que gerou comoção entre o público, fazendo a audiência quase dobrar. É considerado por muitos o primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo na TV brasileira, apesar de “A Calúnia”, em 1963, e do selinho entre Clara (Paula Picarelli) e Rafaela (Alinne Moraes) em “Mulheres Apaixonadas”, em 2003.

THIAGO FRAGOSO E MATEUS SOLANO – “AMOR À VIDA” (2013)

Foto: Reprodução/TV Globo

O primeiro beijo gay televisionado pela Rede Globo foi protagonizado por Niko (Thiago Fragoso) e o vilão Félix (Mateus Solano), na novela Amor à Vida (2013). A relação entre os dois teve boa aceitação do público, fazendo seus personagens crescerem na trama e viverem esse momento histórico nas telinhas.

TAINÁ MÜLLER E GIOVANNA ANTONELLI – “EM FAMÍLIA” (2014)

Foto: Reprodução/TV Globo

O beijo entre Thiago Fragoso e Matheus Solano foi tão bem recebido que foi considerado um divisor de águas na história da televisão brasileira, fazendo com que outros beijos fossem retratados sem medo pela direção das outras novelas. Foi o caso da cena entre a artista Marina (Tainá Müller) e Clara (Giovanna Antonelli), na novela “Em Família” (2014).

Mais de Cultura