Musical fala sobre história real de mulheres judias traficadas e exploradas sexualmente – Foto: Divulgação
A Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas no dia 15 de abril de 2023, das 17h às 18h. O espetáculo é baseado na história real de jovens judias, oriundas de aldeias pobres do Leste Europeu, que foram forçadas pelas circunstâncias a se prostituir quando chegaram ao Brasil. Com concepção, produção e roteiro da cantora e compositora Nicole Borger, o musical gratuito tem cem lugares presenciais e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.
A história das polacas também virou tema de filme com direção de João Jardim, protagonizado por Caco Ciocler, que encarna dono de bordel, membro de rede de tráfico de mulheres. Em entrevista ao RG em 2022, ele falou sobre os processos emocionais que passou ao fazer o longa.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Seduzidas por falsas promessas de casamentos e uma vida melhor no novo continente, milhares de jovens judias foram convencidas por uma organização criminosa chamada Zwi Migdal a deixar seus lares e suas famílias em busca de novos destinos.
No Brasil, essas mulheres foram repudiadas, tanto pela sociedade como pela própria comunidade judaica, o que as levou a criar associações de ajuda mútua para manter as tradições judaicas e o enterro digno. Em diversos países, elas construíram cemitérios e sinagogas próprias.
Para realizar o musical, a cantora e compositora Nicole Borger dedicou-se a uma intensa pesquisa de repertório em Buenos Aires, Nova York e São Paulo e levantou diversas canções do período, algumas cômicas e outras dramáticas.
“No musical ‘Cabaret das Polacas’ prestamos uma homenagem carinhosa a essas mulheres, tirando sua história do canto obscuro e esquecido e dignificando sua coragem e resiliência diante da vida áspera que tiveram”, diz Nicole.
O espetáculo é formado por Ahuva Flit, Rafael Zolko e Nicole Borger (canto e dramatização) e pelos instrumentistas Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e André Fajersztajn de Almeida (clarinete). A direção cênica é de Leslie Marko e cenário e produção de Yara Leite e Adriana Amorim.
PALESTRA
Além do musical, na quarta-feira, 12 de abril, das 19h às 21h, a professora Beatriz Kushnir, pós-doutora do departamento de história da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministra a palestra “Mulheres Polacas, uma temática atual”.
Neste encontro, baseado nas perspectivas de uma história da cultura, a palestrante expõe sua pesquisa sobre as polacas e seus desdobramentos. Elas fundaram sociedades de ajuda mútua em cada cidade onde viveram, nas quais buscavam construir e exercitar sua identidade cultural e religiosa. A pesquisa localizou cinco destas sociedades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Buenos Aires e Nova York, debruçando-se nas duas primeiras por encontrar documentação inédita.
SERVIÇO
Palestra “Mulheres polacas, uma temática atual”
quarta-feira, 12 de abril de 2023
das 19h às 21h
95 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/mulheres-polacas-uma-tematica-atual
Musical “Cabaret das Polacas”
sábado, 15 de abril de 2023
das 17h às 18h
100 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
Entrada franca, aberta a doações