Cultura

Fotógrafa Alessandra Rehder estreia mostra sobre comunidade em Moçambique

Share

Artista Alessandra Rehder mora em Moçambique, onde desenvolve um trabalho com a comunidade local –  Foto: Reprodução/Instagram/@lele_rehder

Alessandra Rehder é cidadã do mundo. Aos 17 anos, durante sua primeira viagem à Indonésia, falou que gostaria de morar e trabalhar com fotografia e atuar em comunidades pelo mundo. E o fez. Nos últimos 15 anos, morou em comunidades da Índia, Indonésia e Moçambique, trabalhando com desenvolvimento social e agricultura, além de fotografar.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Hoje, essa jovem artista vive e trabalha em Murrebue, ao norte de Moçambique, onde desenvolve um trabalho com a população local de pescadores, trabalhadores rurais e seus filhos. Essas vivências se refletem nos projetos de arte visual de Rehder, que envolvem fotografia, filme e instalações com caráter político documental.

Um conjunto dessas imagens será exibido na exposição “Todos os olhos do mundo”, em cartaz de 11 de abril a 26 de maio na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP, com curadoria do historiador e crítico de arte Luiz Armando Bagolin.

Foto: Divulgação

Para o curador, o que Alessandra busca é uma forma de aproximação que possa ser mais contributiva para as pessoas com quem se depara do que para ela mesma. “Em primeiro lugar, o que a mobilizou a olhar atentamente para essas culturas e comunidades foi o modo como vivem em harmonia com a natureza ao seu redor, mesmo sendo expostas a toda sorte de exploração brutal do capitalismo que consome o meio ambiente e as múltiplas formas de vida em nosso planeta. Mas, apesar de toda espoliação, da pobreza e da guerra (há ainda um estado de guerra civil no lugar onde ela resolveu viver e trabalhar), apesar de tudo, as pessoas que ela conheceu e com quem convive resistem, e à sua maneira são felizes e gratas pelo lugar onde nasceram, o que não significa estarem resignadas àquela condição de exploração. Por isso, Alessandra tem dirigido o seu trabalho para um caminho que é ao mesmo tempo uma forma de crônica social e estreitamento do entendimento de arte como ação artístico-política ativa no mundo”, reflete Bagolin.

Em diversas obras da exposição, Alessandra Rehder remonta plasticamente o sentimento de pertencimento dos moradores das comunidades em que morou e criou raízes. Conjuga antagonismos, pois ao passo que traz em seus registros uma espécie de estado de pureza e harmonia com a natureza ao redor, traz confrontos entre violência e inocência, destruição e pureza e as inúmeras nuances que surgem a partir destas oposições, nos quais a artista está interessada e encontra o seu caminho. A série que dá título à mostra, Todos os olhos do mundo, originalmente conta com retratos de crianças de diversas partes do planeta, captadas ao longo das inúmeras viagens da artista.

“Alessandra acrescentou-lhes recentemente os retratos das crianças do lugar no qual está vivendo. É um trabalho contínuo, incessante, porque não é ao retrato tal e qual, ou talvez ao retrato como uma forma de captação do exotismo que se dirige a sua intenção”, explica o curador. Ocupando a galeria do subsolo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rehder convida o público a conhecer “todos os olhos do mundo” por meio de instalações, fotografias e vídeos.

SERVIÇO

“Todos os olhos do mundo”, individual de Alessandra Rehder

Curadoria: Luiz Armando Bagolin

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Abertura: 11 de abril, das 15h às 20h

Período: 12 de abril a 12 de maio de 2023

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, USP, São Paulo.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024