Top

Cineasta Dannon Lacerda revisita a história de Leopoldina 

Dannon Lacerda – Foto: Oséias Barbosa

Quando falamos sobre a independência do Brasil, é impossível não pensar em Dom Pedro I e seu famoso grito às margens do Ipiranga, “Independência ou Morte”. Entretanto, outra figura tem papel fundamental nessa luta, Maria Leopoldina da Áustria – A Imperatriz Leopoldina – e quem quer levar essa história para os cinemas é o cineasta sul-mato-grossense Dannon Lacerda, através do projeto “Leopoldina”.

“Já conhecia sua história para além dos livros, porém o que mais me despertou a atenção foi a sua cultura, resiliência e proposições no processo da independência. Sem ela como imperatriz, penso que o destino do nosso país poderia ser outro”, esclarece o diretor.

Usando os relatos históricos como base, Lacerda optou por um caminho diferente quando falamos de produções de época. Aqui, os acontecimentos reais são apenas o ponto de partida de uma ficção. “A história começa com a chegada dela ao Brasil, em 1817, e termina com sua morte, em 1826. Entretanto, essa linha temporal é apenas uma trilha e não um trilho, uma vez que estamos falando de uma obra ficcional. Não se trata de um filme biográfico, em essência”, conta.

O roteiro surgiu após Lacerda assistir ao premiado espetáculo “Leopoldina – Independência e Morte”, do diretor e dramaturgo Marcos Damigo, que o auxiliou com uma consultoria, analisando o texto a partir de uma perspectiva histórica e social.

“A partir daí e utilizando de recursos ficcionais criou cenas e tramas de uma Leopoldina além da historiografia, afinal, o que se passou efetivamente dentro dela é algo que ninguém poderá saber. Mesmo analisando cartas que escreveu ou narrativas de pessoas que a conheceram, a alma humana é muito mais complexa e aí que entra o trabalho ficcional”, explica.

Apesar do roteiro próprio, ele revela que um de seus desejos é o filme seja dirigido por uma mulher. Fui criado em uma casa com cinco mulheres guerreiras que são referências para mim – minha mãe viúva, uma avó aquariana e tias trigêmeas.  Entendo que a direção de um filme como esse precisa ser feminina, pois como diretor sei que somos responsáveis por todas as escolhas éticas e estéticas, e certamente esse espaço seria melhor ocupado por uma mulher.”

Apaixonado pelo tema, a carreira do diretor está recheada de filmes de época, como “Cabaré das Donzelas Inocentes”, baseado no livro de Sérgio Maggio, e “Em Nome da Pátria”, que aborda a Guerra da Tríplice Aliança (mais conhecida como a Guerra do Paraguai) a partir da história de sua avó, Senhorinha Barbosa Lopes, aprisionada com os filhos durante o conflito.

“Acredito que para saber quem somos, precisamos mergulhar em nossas ancestralidades, resgatar o que não foi contado e complementar ou retificar pontos de vista, lembrando que sempre estamos falando de diferentes visões. Minha paixão advém do amor pela humanidade, por aqueles que estiveram antes e ajudaram a construir tantas narrativas, tantas coisas”, completa.

Para os próximos meses, ele também irá produzir um curta-metragem no seu Estado, Mato Grosso do Sul. “Finalmente vou poder realizar um filme no meu Estado natal e sobre um assunto tão importante de ser debate, que é a causa indígena. É incrível que, numa região que possui a segunda maior população indígena do Brasil, as histórias ainda sejam tão invisibilizadas”, finaliza.

 

Mais de Cultura