Top

Marcela Brandão lança o single “Espécies Raras”; ouça

Marcela Brandão – Foto: Divulgação

Com alguma frequência, nos impressionamos com o tamanho do Brasil e suas possibilidades. Em um mesmo País, diversos hábitos, ritos e costumes convivem, o que impõe um grande desafio comunicativo para o mundo da música de criar algo “para todas as tribos”. Foi com o objetivo de traçar um diálogo com todo esse território que a cantora e compositora Marcela Brandão disponibilizou sua mais nova canção “Espécies Raras”. Ouça aqui!

Primeiro single de 2023, a música engloba referências das mais diversas, entre o pop de Roberta Campos e Vanessa da Mata e a música “do interior” de Almir Sater e Renato Teixeira, buscando alcançar assim um grande espectro de público dentro do Brasil. O resultado, com uma grande riqueza instrumental alinhada ao carisma da voz de Marcela, deságua em um mar romântico que, por assim dizer, abraça o ouvinte com uma letra fácil de ser interpretada, distanciando sua musicalidade da MPB clássica e rebuscada do século passado.

Sobre a amplitude do pop e seu significado, um grande debate dentro da comunidade musical, Marcela conta: “Eu sempre pensei no sentido original da música popular, que é aquela música que consegue chegar às pessoas. Essa palavra é muito difícil, porque ao mesmo tempo que é tudo, sinto que hoje se reduz a alguns artistas mais em destaque. Sabemos que o Brasil é muito mais profundo que isso”.

Composta por mais de duas mãos, diferentemente de tudo que a cantora já fez antes em sua carreira, a novidade foi resultado de um song camp (união de artistas em prol da criação de músicas). Assim, Marcela foi vendo um rascunho antigo ganhar toda uma nova perspectiva. “Essa música já teve muitos nomes e eu não conseguia terminar nunca. Ela já foi para vários caminhos. Ficou engavetada muito tempo”, explica. A letra foi escrita em parceria com Fred Sommer.

Mais de Cultura