Top

As Minas no Mic reúne mulheres cis e trans em programação gratuita de hip hop

Mana Bella – Foto: Marcos Alonso

As Minas no Mic é um evento de hip hop, declamação de poesia e discotecagem que dá espaço para artistas mulheres e anônimas no rap, criando oportunidades para que elas cantem suas histórias em um cenário ainda formado majoritariamente por homens. O projeto tem edição agendada, nos dias 1º e 15 de abril, nas Fábricas de Cultura de São Bernardo do Campo e Itaim Paulista, respectivamente.

“O projeto traz o rap e a poesia como carros-chefes, todos representados pelas mulheres deste movimento, cis e transgêneras. O conceito é abrir espaço para que elas possam demonstrar seu talento e suas músicas, provando que a mulher pode estar no lugar em que ela quiser”, comenta a produtora executiva Geovana de Souza. A curadoria das MCs foi feita pela própria Geovana, mais conhecida como Gi Guerreiras na Umild, fundadora do coletivo Guerreiras na Umild (2016), criado no intuito de promover e dar visibilidade à cena feminina no hip hop.

A articuladora partiu de duas premissas: as artistas serem da periferia das cidades do Estado de São Paulo, suas composições precisavam trazer denúncias contra o machismo e valorizar o empoderamento feminino. “As letras e rimas mostram os desafios enfrentados no dia a dia, mas também a potência que somos e representamos, incentivando as mulheres a buscarem por um futuro de igualdade e sem qualquer tipo de violência, desde a psicológica até a física”, comenta.

No primeiro dia de evento (01.04) estarão Elaine Cabral, Naisa Zaiiah, Rosana Reis, Vanessa Kryolla, Systhar Coragem, DJs Bia Sankofa e Dagoma; no segundo (15.04), Mana Bella, Lauren Priscila, Naat Maat, Oasis, Pétala de Ferro, DJs Pri Groove e Dagoma. Uma roda de conversa online também acontecerá com as participantes do projeto para refletir sobre a violência contra a mulher.

“As Minas no Mic tem como base a valorização da identidade feminina do rap, um instrumento de resgate social que fomenta as ideias e a força dando visibilidade não só para a questão racial, mas também a de gênero, destacando a importância da inserção LGBTQIAP+ (principalmente das mulheres trans) nesse cenário cultural”, completa.

Geovanna revela, ainda, que os próximos passos são em busca da viabilização de outras edições do evento As Minas no Mic: “A intenção é transformar este projeto em festival e que, a cada nova programação, sejam abertos outros espaços para talentos que hoje atuam no anonimato, sempre tendo como foco as mulheres cis e transgêneras no movimento hip hop”, finaliza.

Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo
Dia: 01.04.
Horário: das 14 até 19h.
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, 80 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP.
Classificação Livre.
Ingressos Gratuitos.
Fábrica de Cultura de Itaim Paulista
Dia: 15.04.
Horário: das 14 até 19h.
Endereço: Rua Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista, São Paulo – SP.
Classificação Livre.
Ingressos Gratuitos.
O evento contará também com recreação para as crianças de 04 até 10 anos, facilitando que mães e pais possam curtir com tranquilidade os shows.

Mais de Cultura