Top

Central Galeria apresenta individual da artista Nilda Neves

Foto: Ana Pigosso

A exposição “Visagens e Assombros do Sertão”, primeira individual da artista Nilda Neves na Galeria Central, reúne mais de 20 pinturas, em sua maioria inéditas, de 2010 até hoje. A mostra, que abre neste sábado (25.03), vai até o dia 29 de abril.

Foto: Ana Pigosso

Bisneta de Sia Simplícia, de origem tupi-guarani, Nilda cresceu na Fazenda Patos. Primogênita dos cinco filhos de Ana Rita Neves, passou a infância e a juventude acompanhando, toda topetuda, os negócios de seu pai Osvaldo, descrito na figura de um trabalhador implacável, peão e lavrador forte, [que] derrubava boi pelo rabo.

Foto: Ana Pigosso

Frequentes foram os deslocamentos, provocando novos cálculos de rota. Já casada, mudou-se para a cidade de Brumado, conhecida como a Capital do Minério, próxima de Aracatu e Anajé. Com formação em contabilidade, chega em São Paulo em 1999. Foi dona de lanchonete em Taipas (subdistrito de Pirituba), trabalhou como comerciante, manicure e cabelereira no salão Dallas da Rua Cardeal Arcoverde, até mudar-se para Camanducaia, no interior de Minas Gerais, onde constituiu um ateliê-morada, com quintal, horta e uma coleção de arbustos trazidos da Bahia.

Foto: Ana Pigosso

Artista multidisciplinar, Nilda estudou contabilidade e foi professora de matemática, comerciante, cabeleireira, entre outras profissões, antes de se dedicar às artes visuais e à literatura. Seu trabalho está intimamente vinculado à memória e à narrativa oral: cada figura, animal ou trecho de paisagem em suas telas corresponde a um “causo”. Histórias do tempo de seu avô, no sertão da Bahia, revelam-se em cenas curiosas com cangaceiros, personagens folclóricos ou do cotidiano que, juntos, engendram um universo fantástico.

Mais de Cultura