Top

Luiz Pizarro apresenta obras inéditas em “Metapaisagens”

Obra de Luiz Pizarro na mostra “Metapaisagens” no Paço Imperial, no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Nos trabalhos mostrados por Luiz Pizarro na mostra individual que abre no dia 4 de março, no Paço Imperial, há uma notória preocupação do artista em expressar uma visão holística sobre os elementos, tirando a figura humana do centro das atenções para dar lugar ao todo, quer seja a natureza, a organicidade ou a harmonia universal.

É disso que se trata “Metapaisagens”, que apresenta 18 telas de grandes formatos, produzidas entre o início de 2022 e 2023 em tinta acrílica, tendo as cores como elemento fundamental, uma forte característica em suas obras.

No fundo do espaço, será apresentado o “Cubo Mágico”, – ou “Cubo dos Desejos” -, onde cada visitante é convidado a escolher uma cor nos novelos disponíveis, perpassando o total das letras do seu nome por pontos dentro da instalação interativa, “mentalizando desejos”. Esta é sua quarta mostra no Paço Imperial, onde já expôs, além de pinturas, gravuras e trabalhos em parafina.

“Cubo Mágico” ou “Cubo dos Desejos”, de Luiz Pizarro – Foto: Divulgação

“Estes trabalhos foram formulados em cima do conceito da colaboração, da interligação dos elementos. Já trabalhei muito a figura humana, desde o início da minha carreira. Desta vez, quis tirar isso das telas. Nossa contemporaneidade foi gerando uma centralidade que acabou sendo egocêntrica e egóica. Em ‘Metapaisagens’, o planeta Terra está representado por uma bola repleta de pontinhos que são a nossa imagem. Não somos mais do que pequenos pontinhos nesse planeta, planeta esse que também está inserido nesse espaço cósmico e sideral que, metaforicamente, é a tela como um todo, com plantas e flores, em um espaço aberto, o Cosmos”, explica Pizarro.

Mais de Cultura