Top

SescTV apresenta “Interactions – When Cinema Looks to Nature”

Foto: Reprodução/Vídeo/Divulgação

O evento de lançamento do longa-metragem “Interactions”, produzido pela ONG ART for the World (Genebra, Suíça) acontece, na América Latina, dia 27 de março, às 19h, no CineSesc. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, a partir das 18h. No mesmo dia, o documentário estará disponível on demand em sesctv.org.br/interactions. Já a estreia no SescTV será dia 15 de abril, sábado, às 22h.

O filme é uma antologia de 12 curtas-metragens originais que retratam os vínculos e interações entre humanos, vida snimal, ecossistemas, meio ambiente e mudanças climáticas. O longa-metragem é composto por produções do gênero docu-ficção, animação, comédia, drama e ficção científica, que levam o espectador a conhecer histórias lindamente capturadas, para mostrar a inter-relação do ser humano com a natureza, em cenários de nove países (Brasil, Burkina Faso, Marrocos, Grécia, Índia, Japão, México, Suíça e Estados Unidos).

Foto: Reprodução/Vídeo/Divulgação

Segundo o prof. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc, explorar a relação entre homem e animal significa ainda trazer a possibilidade de adotar diferentes pontos de vista e formas de interação. “Somente com o contraponto entre os homens e os animais é que nós podemos imaginar e desenvolver um verdadeiro senso de consciência coletiva. A natureza e seus ecossistemas são alguns dos temas mais antigos representados, assim como a arte, as fábulas, a cosmologia, a magia e o mito”, afirma.

A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é um dos mais simbólicos exemplos de desmatamento e alteração de ecossistemas. De acordo com o estudo “Human impacts outpace natural processes in the Amazon” publicado pela revista “Science”, e coordenado pelos cientistas David Montenegro Lapola (Unicamp) e Patrícia Pinho (Ipam), 38% da área florestal sofre perda gradativa da vegetação devido à ação humana: nesse caso, o verde que não é derrubado, enfrenta fogo, secas extremas e consequências secundárias do desflorestamento, isto é, a capacidade de renovação da floresta está se perdendo.

Foto: Reprodução/Vídeo/Divulgação

Com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre a necessidade de estabelecer relações mais sustentáveis com o ecossistema ao redor, o Ïnteractions” visa, em 2023, sensibilizar um público amplo de todas as idades em todo mundo.

Para Adelina von Fürstenberg, fundadora da ART for the World, curadora de arte internacional e desenvolvedora de “Interactions”, a relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que tratam de questões como o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas. “Este tem sido um bom campo de reflexão – atravessado por pessoas criativas e inspiradas – que levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, e toca no nosso receio com relação ao estrangeiro e o desconhecido”, explica Adelina.

Foto: Reprodução/Vídeo/Divulgação

Os artistas e cineastas criadores dos 12 curtas-metragens foram selecionados de diversos lugares do mundo, não só com base na sua filmografia e prêmios, mas também por sua particular sensibilidade para temas relacionados com o planeta, como a natureza e a vida animal. São eles: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).

Foto: Reprodução/Vídeo/Divulgação

O movimento ambiental moderno é marcado pelo primeiro Dia da Terra, celebrado em 22 de abril de 1970. “Interactions”, lançado em outubro de 2022, no Festival Internacional de Cinema de Roma, é parte dessa mobilização, que desde então busca ampliar a consciência pública, sobretudo das gerações mais jovens, para o compromisso de se responsabilizar e encarar as questões de mudanças climáticas, poluição, desmatamento, abuso de animais e espécies ameaçadas de extinção e a crise hídrica.

Em novembro de 2022, “Interactions” foi Asia Première da 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goa, Índia, e em dezembro, foi exibido no contexto da Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), em Montreal, Canadá.

Mais de Cultura