Cultura

#Estudeofunk reúne vivências e pluralidades da cena carioca

Share

Foto: Divulgação

Novidade na pista! O #estudeofunk – programa de aceleração artística e desenvolvimento de jovens talentos do funk carioca – já tem data marcada para o lançamento de seu álbum de estreia: no primeiro minuto desta sexta-feira (24.03), “#EOFunk Volume 1” chega a todos os aplicativos de música, com 16 faixas produzidas e interpretadas pelos artistas participantes do projeto, que é realizado pela Fundição Progresso.

São músicas que versam sobre as vivências diversas dos músicos, passando por reflexões sociais, relatos sexuais e amorosos e narrativas da cena funkeira carioca.

O disco é uma celebração da diversidade de vozes abraçadas pelo #EOF, oferecendo uma janela para o público conhecer as histórias dessas jovens vozes. É o que explica Taisa Machado, diretora artística do projeto: “O #estudeofunk se alimenta da vontade de impactar e registrar o poder do movimento carioca. A ideia com o álbum é apresentar nosso time de estrelas, mas também reviver uma cultura dos primórdios de funk, relembrando os discos de equipes que construíram a cena funkeira, como o ‘Rap Brasil’, ‘Tornado Muito Nervoso’, da Furacão 2000, ‘New Funk’ e muitos outros”. Ela explica que, com isso, o desejo é de exaltar o poder de criação de tendências que o funk teve e ainda tem na cultura brasileira.

É o caso da reflexiva faixa “Eu Sou Amor”, que narra a caminhada, as ambições e ideais de sua intérprete, Winnie, que é cria do Vidigal. Acompanhada de produção assinada por Lastra, ela canta: “Vivi tantas guerras, mas sou amor”.

Foto: Divulgação

Este clima, de otimismo e resiliência em meio aos desafios, marca presença em mais outras faixas da tracklist. Em “Jacaré no Peito”, com beat de funk rasteiro também assinado por Lastra e vocais por conta de Nego Zu, a mensagem é encorajadora, apesar das dificuldades do cotidiano. Na música seguinte, “Família”, Codazzi destaca a importância da rede de apoio familiar em sua vida, enquanto MC Chachá traz outra perspectiva. “De antemão eu nunca tive família/Eu tô no corre por mim, pela minha filha”, ela versa.

A perspectiva feminina brilha também em “Gotham City”, cantada por Adrielle e produzida por $idean, na qual a cantora elege a figura da Mulher-Gato como referência de força para circular na cidade e no baile, poderosa. Por sua vez, “Trans Brasil” reúne confissões de

força e empoderamento de um corpo transgênero navegando em uma sociedade hostil a corpos dissidentes. “Direção da cena pode ficar à vontade/De antemão vem se problema ela é mulher de verdade”, canta Havanna, na faixa produzida por DJ Funk In Rio e Letícia Salgueiro.

Foto: Divulgação

Amor e sexo

Reflexões sobre relacionamentos amorosos também têm lugar na mistura de narrativas do novo registro. Um exemplo é a faixa de abertura, “Só Sei que Eu Me Apaixonei”, que te produção assinada por Beat do Ávile e Isaque IDD, na qual MC 2R Robin Rude narra uma paixão à primeira vista no baile. A levada é outra em “Vai Me Pagar”, em que Lady Ly convida Preta Queen B’Rull, Adrielle e Taty Aleixo para somarem aos versos de superação pós-término.

Por sua vez, “Thaís” descreve uma figura feminina que domina e para o baile – esta com MC Farrá na voz e DJ João CDD e DJ SEDUTY no beat.

Para além das vivências amorosas, o sexo, que é tema tão recorrente do funk carioca, também é parte importante das mensagens transmitidas pelo novo disco. Parceria de Taty Aleixo com Lastra, “Joga Joga” traz a narrativa da liberdade sexual com protagonismo feminino. Já “A Gente Foge”, colaboração entre Valen e $idean, revela a intimidade de um casal apaixonado. “Todas as noites/A gente foge/Minha válvula de escape é você em mim”, ela canta.

Bastante fiel a seus trabalhos anteriores, Wes também colabora com a tracklist, em um funk proibidão sem vergonha de ser. É “Cospe e Senta”, que conta com produção de DJ Swag do Complexo. Outro exemplo é “Me Bota”, na qual os vocais graves de Nego Zu contrastam com os versos descarados de Lady Ly.

Foto: Divulgação

Mistura de ritmos

Talvez um dos maiores trunfos deste lançamento do #estudeofunk seja a constante mistura de ritmos e referências musicais proposta por seus artistas. São encontros que enriquecem a experiência do ouvinte, evidenciando também o funk carioca como ponto de encontro para muitas outras manifestações artísticas. “A riqueza de diversidade que o #estudeofunk abriga é sem dúvida nosso maior tesouro e ela reflete a ebulição cultural conectada a cena funk que rola no Rio de Janeiro e na região Metropolitana”, comenta Taísa.

Essa abundância cultural fica bastante evidente em faixas como “Ela É Toda Ão”, na qual tecnobrega, eletro e bregafunk são parte da mistura promovida por MC Moz e DJ Seduty, versando sobre a beleza da mulher que foge dos padrões.

Outro exemplo é “Pele Dourada”, que tem ritmo frenético e abraça sons do R&B e da house music na produção, assinada por Lastra e Detonacry. Quem assume os vocais é Lizzie.

Foto: Divulgação

Fechando os trabalhos do novo álbum, a dobradinha “Bota no Beat” (Preta Queen B’Rull e Jujuliete sob produção de Lastra) e “Brinde dos Cria” (Lekin nos vocais, com produção e voz de $idean e colaboração de Lastra no beat) brilham por celebrar a força e a caminhada de seus artistas na cena do funk e na sociedade.

A primeira faz isso incorporando elementos do ballroom – som do movimento político e cultural da cena LGBTQIAP+ negra latina-americana -, com versos ferrenhos sobre autoestima. A última é uma junção do afrobeat com o funk carioca, encerrando o disco em clima de confraternização.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024