Top

Conheça Binaryh, expoente do techno melódico que estreia no Lollapalooza

Formado pelo casal Camila e Rene, o duo Binaryh se apresenta no Lollapalooza no sábado (25) – Foto: Fernando Sigma/Divulgação

Você já ouviu falar em techno melódico? Para quem não é totalmente integrado ao universo da música eletrônica, a grande quantidade de estilos e ramificações pode soar confusa — até porque, muitos sons diferentes cabem debaixo do mesmo guarda-chuva. Mas de maneira simplificada, o techno melódico é uma vertente do techno (que, por sua vez, diz respeito a um gênero mais sombrio, cru e conceitual) em que as melodias são o carro-chefe. E esse gênero tem representantes claros cujos caminhos se cruzam: BINARYH, no Brasil, e Tale Of Us, mundialmente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Fundado em 2016 pelo casal paulista Camila Giamelaro e Rene Castanho, o BINARYH vem em uma trajetória sólida e consistente, tendo em 2022 um ano excepcional. Com músicas maduras e cheias de personalidade e alma, a dupla passou a ser requisitada para vários dos maiores festivais do país. E não estamos falando apenas de importantes eventos de nicho, como DGTL São Paulo (edição brasileira de um conceituado festival holandês, para quem assinaram a trilha sonora) e XXXperience (um dos mais tradicionais festivais de música eletrônica do Brasil), mas também de Rock in Rio, onde se apresentaram no palco eletrônico, em setembro, e Lollapalooza, em que farão sua estreia neste sábado (25).

Talvez nada disso teria sido possível se não fosse um belo empurrãozinho do Tale Of Us. Formado pelos DJs e produtores italianos Carmine Conte e Matteo Milleri em 2009, o duo se consolidou na última década como o principal projeto de techno melódico do planeta. Sua gravadora, Afterlife, virou um selo padrão ouro de qualidade, e assinar com ela e fazer parte de suas festas é um sonho para qualquer artista do gênero. O BINARYH foi o primeiro projeto brasileiro 100% focado em techno melódico que conseguiu.

No universo eletrônico, é comum que artistas mandem suas músicas ainda não lançadas — as chamadas demos — para gravadoras e DJs que admiram, na esperança de que elas sejam tocadas e lançadas oficialmente. Desde 2019, Camila e Rene mandavam suas demos aos italianos, e eles sempre as tocavam. Natural, portanto, que as relações entre as duas duplas se intensificassem.

Conte e Milleri escolheram uma dessas demos, chamada “Seyfert”, para sair oficialmente pela Afterlife em julho, em uma coletânea anual repleta de artistas de peso. Eles chegaram a dizer pessoalmente ao casal que a escolheram porque o seu break (isto é, o trecho de maior calmaria) traduzia a essência do techno melódico.

E como se ter um aval desses do principal representante do seu estilo já não fosse bom o bastante, os brasileiros foram recrutados para três eventos da Afterlife a partir dali: um na alta temporada de Ibiza, em setembro; outro em novembro, em um clube icônico de Londres chamado Printworks (no qual foram os únicos convidados a se apresentarem em duas das três noites); e na segunda edição da Afterlife São Paulo, que rolou nos dias 10 e 11 de março.

O que explica tanto prestígio? Dedicação, talento, resiliência, qualidade, química e uma profunda paixão pelo que fazem. O fato é que, enquanto o Tale Of Us continua sua trajetória de difundir o techno melódico pelo globo, Camila e Rene seguem fazendo o mesmo por aqui, e crescendo a passos largos.

Em outubro, inauguraram a sua própria festa, KØNTACT, que já teve duas edições em dois clubes diferentes (D-EDGE, em São Paulo, e CAOS, em Campinas), com a qual honram a missão de levar o estilo para cada vez mais pessoas, promover novos artistas e realizar aquilo que mais importa, no fim das contas: momentos memoráveis, repletos de boa música e contato humano.

Quem for ao Lolla poderá ver o casal no sábado, 25 de março, das 13h30 às 14h15, no palco Perry’s by Johnnie Walker Blonde.

Mais de Cultura