Top

Festival Lapa pela Lapa leva música e arte para o bairro mais boêmio do Rio

Marcelo D2 – Foto: Wilmore Oliveira

BK, Marcelo D2, Cynthia Luz, MV Bill, Drik Barbosa, BNegão, o duo Abronca e outros importantes nomes do rap brasileiro vão ocupar diferentes palcos no bairro da Lapa, na Zona Central do Rio de Janeiro, para shows gratuitos ou a preços acessíveis, durante o festival Lapa pela Lapa, que acontece no dia 16 de abril, domingo. Além das performances musicais, o evento promoverá debates acerca de temas relacionados à música, carreira e direitos autorais, com profissionais de cada área.

Um dia inteiro com diversas apresentações musicais concomitantes e muita troca de conteúdo, abrigadas em um dos bairros mais tradicionais do Rio, é o que propõe o festival, que contará com atividades que se iniciam às 14h e vão até as 23h. Serão cinco palcos/espaços na região: Espaço UBC – Arco Íris, Palco Bud – Fundição Progresso, Palco Arcos – Arcos da Lapa, Espaço Virgin Music Brasil e Casa Salve Lapa.

Drik Barbosa – Foto: Bruno Gomes

O palco nos Arcos da Lapa receberá shows gratuitos de MV Bill com a rapper e irmã Kmila CDD, BNegão, Drik Barbosa, Lourena e Felipe Flip, a partir das 15 horas. Nos intervalos, DJs do movimento Ademafia assumem as carrapetas do evento, com muito Hip-Hop. O coletivo também estará à frente do som nos intervalos do Palco Bud – Fundição Progresso, que contará com shows de Marcelo D2, BK, Cynthia Luz, Gavi e o duo Abronca, formado pelas rappers My e Jay, a partir das 16h30, e terá ingressos populares. O evento irá destinar 10% do lucro e todas as doações de alimentos dos ingressos sociais para a Associação São Martinho, localizada na Lapa.

A fundição ainda abrigará o Espaço Virgin Music Brasil, que proporcionará shows gratuitos de novos talentos da cena do rap, como PK freestyle, Ramonzin, Young Mafia e Juju Rude (que se apresenta com o Bloco Afroreggae). Nos intervalos, o público poderá desfrutar de todo o balanço do DJ Marcelinho da Lua, um dos mais prestigiados da cidade. A programação terá início às 15h30.

O Arco-Íris, casa que existe há mais de meio século na Lapa, receberá o Espaço UBC, com encontros gratuitos de diferentes profissionais da música, que vão debater, a partir das 14h, sobre quatro assuntos principais: Novas tendências da cena da música urbana; Mulheres na música urbana; Direito autoral: da execução pública ao digital; e Planejamento de carreira. A curadoria é do rapper Marcão Baixada, agitador cultural de destaque na região da Baixada Fluminense, premiado em eventos como o Take Back the Mic, em Miami, e outros.

MV Bill – Foto: Divulgação

Os debates acerca da participação das mulheres na música urbana vêm de encontro à proposta do Lapa pela Lapa em proporcionar uma maior equidade de gênero no line up. O evento traz uma grande representatividade feminina entre as atrações.

O Lapa pela Lapa também contará com uma rica programação no Centro Cultural Tá na Rua, do grupo homônimo dirigido por Amir Haddad, que contará com diversas atividades e manifestações de artistas do bairro, organizadas pela associação Salve Lapa, como Roda Cultural KGL, show com MC Funkero e Live Paint com Minero Tattoo.

“O projeto Lapa pela Lapa foi criado com a intenção de valorizar o Rio de Janeiro e, por consequência, um dos bairros mais tradicionais da cidade. Nossa inspiração nasceu a partir de festivais norte-americanos que utilizam as estruturas das cidades para entregar uma rica programação aos presentes. Acreditamos que eventos como esses movimentam bastante o mercado local e empreendedores, além de valorizar artistas e criar experiências únicas para o público. A Bud acreditou e apostou em nosso projeto e estamos muito felizes em poder proporcioná-lo aos cariocas e a todos que quiserem participar. Nesta primeira edição, optamos por fazer com artistas da cena do Rap nacional, dando luz à cultura urbana que aflora por todo o Brasil”, declara Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

Cynthia Luz – Foto: @juliabandeiraph

Para Abel Gomes, sócio e CCO da SRCOM, “A Lapa é o coração pulsante da boêmia e da cultura carioca. O Rio precisa de projetos como esse, que valorizam e colocam em holofote os lugares que amamos e vibram nossa essência. Vamos levar música, arte e entretenimento para esse bairro tão querido pelos cariocas e turistas”.

Com apresentação e patrocínio master de Budweiser e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura, o festival Lapa pela Lapa é uma idealização da agência OLGA e realização em sociedade com as agências V3A e SRCOM. O festival conta com a parceria da UBC – União Brasileira de Compositores, do Selina, da Rádio Mix, da Mobees, da Virgin Music Brasil e da associação Salve Lapa.

Mais de Cultura