Cultura

“Minha Perna, Minha Classe” traz vida e luta de Manoel da Conceição

Share

Manoel da Conceição – Foto: Divulgação

Lavrador, camponês, ferreiro, educador, sindicalista, ambientalista, pensador da luta por igualdade e reforma agrária, líder político, que foi preso, mutilado, torturado e exilado pela ditadura. Esse universo multifacetado do maranhense Manoel da Conceição (1935-2021) é tema do documentário “Minha Perna, Minha Classe”. O filme será lançado neste sábado (18.03), na Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana, em São Paulo, e será seguido de uma mesa-redonda com o cineasta Arturo Saboia, a produtora Cassia Melo e Roger Worms, músico, escritor, crítico. A mediação será do crítico de cinema Bruno Carmelo, mestre em teoria do cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Na segunda (20.03), o filme será exibido no auditório Milton Santos, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e será seguido de um debate com os realizadores do filme, os geógrafos Júlio César Suzuki e Marta Inez Medeiros Marques e alunos. A atividade conta com o apoio do Laboratório de Geografia Agrária e dos programas de pós-graduação em Geografia Humana e em Integração da América Latina (Prolam-USP). No final de março, o filme será distribuído gratuitamente nas plataformas digitais.

Foto: Divulgação

Subversivo indomável

Subversivo indomável. Assim se definiu o próprio Manoel da Conceição, em entrevista histórica ao jornal “O Pasquim”. Primogênito de um casal de lavradores, Conceição nasceu em 1935  em Pedra Grande (MA). Ele e sua família foram expulsos diversas vezes das terras que cultivavam. Na década de 1950, com o apoio do Movimento de Educação de Base, o MEB, do educador Paulo Freire, Conceição conseguiu se alfabetizar, se politizar e ter consciência da exploração e da injustiça do latifúndio. Em 1963, fundou e foi eleito presidente do primeiro sindicato de trabalhadores rurais do Maranhão, o Pindaré-Mirim. Com o golpe de 1964, o sindicato foi dissolvido e Conceição passou um mês preso, com outras lideranças. Em 1967, vincula-se à Ação Popular (AP) e, apesar da repressão, mantém o sindicato atuante. Em 1968, a Polícia Militar invade o sindicato e ele é baleado no pé. Preso sem qualquer tratamento por uma semana, Conceição perde a perna direita gangrenada. Na época, o governo tentou silenciá-lo, mas ele respondeu: “Minha perna é minha classe”. O resto é história.

Conceição foi o terceiro militante a assinar a ficha de filiação do Partido dos Trabalhadores, ao lado de Mário Pedrosa e Apolônio de Carvalho. Representava todo um segmento que se unia ao novo partido, o dos trabalhadores rurais. Ele contribuiu, ainda, ativamente na fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (Centru) e da Escola Técnica Agroextrativista (ETA).

Foto: Divulgação

Arturo Saboia (direção e roteiro) e Cassia Melo (produtora executiva) têm, no currículo, dentre outros prêmios, 6 Kikitos, no Festival de Gramado, pelo curta “Acalanto’ (2013), o primeiro e já bem-sucedido trabalho da dupla. “O documentário está sendo lançado em um momento mais do que oportuno. Nos últimos anos, o discurso de ódio e violência varreu o País. Conceição nunca pregou o uso violência. Pelo contrário, foi vítima dela, a perna baleada, amputada e que virou lema de sua luta”, ressalta Saboia. Lutador de causas diversas, da reforma agrária à ecologia, os produtores querem transformar a vida de Manoel da Conceição em uma série em breve. “Há sementes de amor e utopia dele em várias frentes”, destaca Cassia Melo. Não faltarão histórias – e temporadas.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024