Top

Marielle Franco e ativistas assassinados serão homenageados na Avenida Paulista

Foto: Divulgação/Marielle Franco

Na terça-feira (14.03), das 19h às 22h, o artista Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, vai homenagear ativistas brasileiros assassinados. Na data, que marca o 5º aniversário da morte da vereadora carioca Marielle Franco, Alexis vai fazer uma intervenção em três prédios da Avenida Paulista, esquina com a rua da Consolação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Além de Marielle, o evento vai relembrar o ambientalista Chico Mendes, símbolo da luta pela preservação da Amazônia, morto em 1988; Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, dentista que se envolveu na Inconfidência Mineira, enforcado e esquartejado em abril de 1792; Margarida Alves, uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no Brasil, assassinada em1983; e Raimundo Nonato “Cacheado”, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, morto em casa em dezembro do ano passado.

Alexis Anastasiou em intervenção no Monumento às Bandeiras – Foto: Divulgação

As imagens dos ativistas – recriadas em carbonita como se estivessem congeladas, em alusão aos heróis da cultura pop do cinema – serão exibidas entre às 19 e as 22h no Edifício Anchieta, cuja fachada tem 35 metros de altura. Em outro prédio, serão projetados os nomes de mais de mil ativistas brasileiros assassinados.

De acordo com a Anistia Internacional, que monitora esses crimes e está fazendo o levantamento dos nomes menos conhecidos, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos de ativistas. Alexis destaca que “mesmo assim, os ideais dessas pessoas não serão eliminados completamente. Um dia essas políticas serão ‘descongeladas’ e farão parte de nossa realidade”.  “Espero que no futuro seja possível diminuir a violência e a impunidade”, diz.

Mais de Cultura