Cultura

Galeria Raquel Arnaud abre duas exposições no dia 9 de março

Share

Obra de Felipe Pantone – Foto: Divulgação

A Galeria Raquel Arnaud apresenta entre os dias 09 de março e 06 de maio duas exposições simultâneas: “Arte cinética: passado e presente” e “Almandrade hoje: O enigma do traço e da forma, da letra e da palavra”.

A galeria paulistana foi pioneira ao trazer a arte cinética para o Brasil, nos anos 1980, apresentando grandes nomes do movimento, como os venezuelanos Carlos Cruz-Díez e Jesús Rafael Soto, que completariam cem anos em 2023. Desde então, a arte cinética se fez presente no acervo de Raquel Arnaud, trabalhando com esses e outros artistas cinéticos.

Obra de Carlos Cruz-Díez – Foto: Divulgação

“Arte cinética: passado e presente” reúne, no piso térreo do espaço, trabalhos de nove artistas de diferentes gerações. Ao lado dos centenários Cruz-Díez e Rafael Soto, estão novos representantes do movimento cinético, como o argentino Felipe Pantone, que faz sua estreia na galeria.

Também participam da coletiva Wolfram Ullrich (Alemanha, 1961), François Morellet (França, 1926 – 2016), Elias Crespin (Venezuela, 1965), Luis Tomasello (Argentina, 1915 – França, 2014) e também o brasileiro Sérvulo Esmeraldo (Crato, CE, 1929 – Fortaleza, CE, 2017).

Obra de Jesús Rafael Soto – Foto: Divulgação

A curadoria da exposição é de Raquel Arnaud. As obras datam do início dos anos 1970, como “E7124”, da série” Excitables”, de Esmeraldo, que é ativada com eletricidade estática, até a escultura “Subtractive Variability Dimensional”, de Pantone, de 2023. Entre os destaques está o trabalho “Mural cromoplástico Brasil”, de 2012, de Tomasello, que tem cultura brasileira como inspiração e foi feito especialmente para a galeria.

Obra de Almandrade – Foto: Divulgação

A Galeria Raquel Arnaud também celebra os 50 anos de carreira do artista baiano Almandrade (Antonio Luiz Moraes de Andrade) na exposição “Almandrade hoje: O enigma do traço e da forma, da letra e da palavra”. Artista visual, poeta, arquiteto e mestre em desenho urbano, nasceu em 1953, na cidade de São Felipe, e vive e trabalha em Salvador.

Expoente da arte conceitual e da tendência construtiva fora do eixo Rio-São Paulo, sua obra sempre percorreu os limites entre as artes visuais e a poesia, se diferenciando da arte produzida na Bahia. Transitando de modo fluido entre a bi e a tridimensionalidade, entre a imagem e a palavra, é um escultor que trabalha com a cor e o espaço e um pintor que medita sobre a forma, o traço e a cor no plano da tela.

Sua primeira mostra na galeria traz obras de diferentes épocas e suportes, em pequeno e médio formatos. Na seleção apresentada no 1º piso estão desde poemas visuais da década de 1970 até esculturas e pinturas mais recentes, seguindo uma linha estética e uma linguagem em que as diferenças não são contraditórias, são a representação da individualidade de cada trabalho, de acordo com o artista.

Galeria Raquel Arnaud – Rua Fidalga, 125, Vila Madalena, São Paulo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024