Top

Laiza Santos, de “Vai na Fé”, comenta sobre a estreia na TV: “Me apaixonei”

Laiza Santos – Foto: Divulgação/TV Globo

A atriz Laiza Santos, que interpreta a Alice em “Vai na Fé”, é moradora do bairro de Duque de Caxias, baixada fluminense do Rio de Janeiro. A jovem de 22 anos, que estuda psicologia em uma universidade pública, relembra como recebeu o convite para integrar o elenco da trama das 19h, escrita por Rosane Svartman, e comenta sobre interpretar uma jovem estudante de direito e negra.

Alice é a única estudante negra rica de direito do ICAES, nome fictício da instituição.  Todos os outros negros são bolsistas. Ela é a melhor amiga de Guiga, personagem interpretada pela Mel Maia e faz tudo que Guiga deseja. Ela sempre ajudou nos vídeos e cresceram juntas. O único momento em que elas têm um embate será quando Guiga tem uma atitude racista com Kate, e Alice não aceita a situação. Uma reviravolta acontece a partir desse momento.

“Meu encontro com o teatro foi uma loucura. Me apaixonei já fazendo, já vivendo porque eu nunca tinha feito aulas de teatro antes e tinha pouquíssima experiência, até que um dia, por ter visto um vídeo meu cantando no Instagram, um pesquisador de elenco da Globo mandou mensagem perguntando se eu não gostaria de gravar um material lá para eles”, conta Laiza.

Desconfiada, Laiza gravou o material e enviou para a emissora, porém a resposta não foi a esperada por ela. “Desconfiei a princípio, mas fui! Gravei e logo depois me chamaram para fazer um teste para ‘Malhação’. Não passei. Isso tudo em 2019”, relembra ela.

Dois anos depois, vieram convites-surpresa para a atriz. “Em 2021 fui chamada para fazer uma oficina de malhação, que é quase como um workshop com jovens talentos para preparar/encontrar um possível elenco para malhação. Participei da oficina, fui passando etapa por etapa e estava muito próxima de conseguir o papel quando a direção da Globo mudou e cancelaram ‘Malhação’ para sempre. Fiquei tão frustrada!”, diz Laiza.

Após o cancelamento da novela infantojuvenil da TV Globo, Laiza fez testes para novelas e séries. A estudante chegou a escrever uma música ao longo do processo, e logo recebeu uma surpresa. “Escrevi uma música sobre esse tempo e é uma das minhas músicas favoritas! Até que chegou ‘Vai na Fé’.”

Laiza faz parte do núcleo de estudantes de direito da trama. Divide cenas com atores consagrados na TV como as atrizes Carolina Dieckmann e Mel Maia e comemora. “É um prazer poder trabalhar com duas referências na televisão. Elas me deixam à vontade e fico muito tranquila em nossas cenas.

“Tem sido uma das experiências mais incríveis da minha vida! Por isso digo que me apaixonei fazendo, já vivendo o sonho. Estar numa novela tão linda, que representa a fé de uma forma tão respeitosa e que tem um elenco tão diverso foi um dos maiores presentes que já recebi! E significa muito para mim olhar para trás e ver os lugares que hoje posso ocupar, porque como eu disse, eu vim do Pantanal, um bairro pobre em Caxias, sabe?”, diz Laiza.

De família humilde na periferia do Rio de Janeiro, Laiza recorda sobre o racismo que sofreu na escola e a importância de estar na televisão. “Eu sofri muito racismo na escola. Era uma das poucas negras no ensino fundamental inteiro. Cresci com praticamente nenhuma referência na TV de mulheres negras fortes, capazes, inteligentes, conquistando lugares, pessoas, para além da empregada que aparece só para servir ou limpar. Isso marcou minha infância e adolescência. Saber que essa geração pode ter referências tão potentes hoje é muito gratificante. É saber que eu posso ser parte dessas referências ainda mais.”

Mais de Cultura