Cultura

Pinacoteca de SP abre novo edifício e três exposições no dia 4 de março

Share

Prédio da Pinacoteca Contemporânea – Foto: Christina Ruffato

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, celebra a abertura do novo edifício, a Pinacoteca Contemporânea, no dia 4 de março, com duas exposições inaugurais: “Quase Coloquial”, da artista sul-coreana Haegue Yang, e Chão da praça: obras do acervo da Pinacoteca”. Uma programação especial com diversas atrações musicais marca o dia. Também no dia 4 de março a mostra “Chico da Silva e o ateliê do Pirambu” ocupa o principal espaço expositivo da Pinacoteca Luz.

Obra de Haegue Yang – Foto: Divulgação

O projeto, assinado pelo escritório Arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman, foi pensado para ser integrado ao centenário Parque da Luz e aos bairros do Bom Retiro e da Luz. A construção da Pinacoteca Contemporânea foi possível graças a uma composição de recursos entre o Governo do Estado de São Paulo, que investiu R$ 55 milhões, e de patrocinadores privados captados pela Organização Social Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, que acompanharam as obras desde sua fase inicial. A Família Gouvêa Telles foi a investidora de R$ 30 milhões, sem uso de lei de incentivo.

Obra de Haegue Yang – Foto: Divulgação

Com potencial para receber até 1 milhão de visitantes por ano, o edifício conta com uma grande praça pública coberta, com 1.339,2 m², dois ateliês para atividades educativas, a loja do museu e um pavilhão onde está localizada a Galeria Praça, com 200 m², que recebe a exposição “Haegue Yang: Quase Coloquial”. Com 1.000 m², a Grande Galeria, situada no subsolo, recebe a mostra “Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca”. Um mezanino com vista para o parque da Luz, onde está localizada a cafeteria, complementa o projeto do edifício, criando um ambiente que cumpre os requisitos fundamentais para um museu do séc. 21, ao mesmo tempo em que é amigável, inclusivo e acessível. No prédio está também a Biblioteca da Pinacoteca de São Paulo e o Centro de Documentação do Museu.

Exposição na Pinacoteca Contemporânea – Foto: Divulgação

“Localizado ao redor de uma grande praça, aberto ao parque e à livre circulação do público, o edifício da Pinacoteca Contemporânea promove o encontro e o diálogo, de forma acessível e inclusiva, fomentando a diversidade, a educação e a sustentabilidade. O novo espaço complementa os outros dois edifícios da Pinacoteca através de uma arquitetura permeável e acolhedora, e reflete o espírito de integração social presente em todos os programas desenvolvidos pelo museu, favorecendo a experimentação da arte contemporânea”, explica Jochen Volz, diretor-geral do museu.

Com uma programação integrada entre os prédios, em 2023 a Pinacoteca de São Paulo seguirá apresentando uma consistente pesquisa em torno de nomes históricos e contemporâneos da arte brasileira em diálogo com renomados artistas internacionais, dando visibilidade para uma multiplicidade de linguagens, temas e produções.

Prédio da Pinacoteca Contemporânea – Foto: Christina Ruffato

Sobre as exposições

Pinacoteca Contemporânea

O ano começa com a abertura da Pina Contemporânea, recebendo as mostras inaugurais do novo espaço, “Quase Coloquial”, de Haegue Yang e Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca. Primeira grande mostra da artista sul-coreana Haegue Yang na América Latina, “Quase Coloquial” tem curadoria de Jochen Volz e inaugura a Galeria Praça, na Pinacoteca Contemporânea. A exposição consiste em cinco grupos de trabalhos baseados em larga pesquisa conceitual da artista reconhecida pela prática que passa por esculturas, instalações, obra em papel, fotografia e vídeo. Investigando o estudo coletivo sobre forma, funcionalidade e racionalidade, a artista dialoga com a história da cultura brasileira em obras como “Cantos Empilhados” (2022) e a colagem “Estrangeiro Coloquial” (2021), trabalho desenvolvido especialmente para esta exposição.

Exposição na Pinacoteca Contemporânea – Foto: Divulgação

Com coordenação curatorial de Ana Maria Maia, curadora-chefe da Pinacoteca, e Yuri Quevedo, a mostra “Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca”, reúne cerca de 60 obras do acervo de arte contemporânea, em montagem pautada pelo desejo de falar sobre narrativas de atravessamento, vizinhanças e transcendências. Apresentando artistas diversos, pertencentes a diferentes gerações, perfis identitários, regiões do país e circuitos de produção, obras como “Parede da memória” (1994-2015), de Rosana Paulino, Máscara de ritual Tukano I”, de Duhigó, e “Estrutura dissipativa / Gangorra” (2013), de Rommulo Vieira Conceição, podem ser vistas na Grande Galeria.

Na performance “Modificação e apropriação de uma identidade autônoma” (1980), de Gretta Sarfatty (Atenas – Grécia, 1954), o deslocamento individual de uma mulher destitui as camadas de um cubo confeccionado para abarcar (e, nesta medida, comportar) seu corpo e sua subjetividade. Esta performance será apresentada na abertura da exposição. Nesta ocasião, não é a própria Gretta que se apresentará, mas a também artista Val Souza, convidada a interpretar o roteiro histórico, trazendo-o para seu corpo e sua experiência.

Pinacoteca Luz

A Pina Luz recebe, a partir do dia 4 de março, a maior exposição individual já realizada sobre o artista Chico da Silva (1910-1985), reunindo coleções públicas e particulares em um recorte que vai de 1943 a 1984. Chico da Silva e o ateliê do Pirambu” ocupa a principal galeria expositiva da Pinacoteca Luz e convida o público a conhecer o legado do artista que foi um dos responsáveis por transformar o cenário artístico cearense a partir da década de 1940, com suas composições fabulares repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens. Com curadoria de Thierry de Freitas, a mostra apresenta 124 trabalhos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024