Cultura

Assucena lança o single “Nu”; ouça

Share

Assucena – Foto: Divulgação

“Nu, eu te descobri nu”. Com um refrão dançante e viciante, Assucena apresenta “Nu”, segundo single do álbum que será lançado nos próximos meses. A canção que começa em tom de “sussurro e mistério”, vai se transformando numa deliciosa cena de encontro entre dois corpos “num quarto onde há pecado e onde há perdão”, até culminar numa balada cheia de batidas, brasilidade e sensualidade. A faixa chega nesta sexta-feira (03.03), às plataformas de música (ouça aqui).

Ao completar um ano de carreira solo em novembro último, Assucena lançou o primeiro single de seu primeiro álbum desta nova fase, “Menino Pele Cor de Jambo”. A cantora e compositora conta que, nessas duas primeiras canções do álbum, a luz e a brasilidade sonora se apresentam como elementos fundamentais.

“‘Menino Pele Cor De Jambo’ representa a luz do espaço público; ‘Nu’ nasce como um abajur do privado. Em ‘Menino’, a contemplação; em ‘Nu’, a realização”, explica.

Para ela, “Nu” pode ser entendida como um modo de ver o sexo. “Uma maneira profana e também espiritual de encarar esse encontro potente entre corpos que se desejam para além do pecado e do perdão. Essa canção apresenta um ritual de apreciação da nudez, ao descobri-la num crepúsculo artificial encenado pela meia luz de um abajur. A nudez como o tempero de desejos que se reconhecem possíveis”, detalha.

Mergulhada no processo de produção de seu álbum de estreia da carreira solo, que conta com a produção musical de Pupillo e a direção artística da cantora Céu, Assucena conta que o trabalho criativo de construção da sonoridade de “Nu” foi muito instigante. “Na etapa de composição, identifiquei-a com um reggae tradicional, mas depois de muitas trocas com Pupillo e com a Céu, que assumiu a direção artística comigo, desnudamos uma canção que apresenta uma brasilidade percussiva que dialoga com o funk, o pop e tantas expressões da nossa música contemporânea”, revela a artista. “Pupillo chegou numa proposta ousada e contemporânea surpreendente. Chorei de alegria quando ouvi”, completa.

Depois de seis anos de muitas experiências e conquistas como uma das idealizadoras da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou sua carreira solo com o lançamento de dois singles em 2022, antes de mergulhar no processo de produção do álbum: a canção autoral inédita “Parti do Alto”, e uma releitura-homenagem de “Ela”, gravada por Elis Regina há 50 anos.

Paralelamente, a artista estreou no teatro com a peça “Mata teu pai, Ópera-balada”, com texto de Grace Passô e direção de Inez Viana, e com a qual foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro 2023 como melhor atriz. Além disso, a cantora e compositora voltou aos palcos no contexto de abertura pós-pandemia com a estreia, há pouco mais de um ano, de “Rio e também posso chorar”.

O show, que nasceu como uma homenagem para marcar os 50 anos de lançamento do álbum “Fatal – Gal a todo vapor”, de Gal Costa, transformou-se em um tributo à artista que mais influenciou sua formação. Apresentando releituras e versões criadas especialmente para o espetáculo, Assucena conta que seguirá com o projeto em reverência à memória de uma das mais importantes cantoras da nossa história.

Com a faixa “Nu”, Assucena inicia os lançamentos de 2023, ano especial para ela, já que marcará a consolidação de sua carreira solo com o nascimento do primeiro álbum, totalmente autoral. “O álbum nasce de um caminho estético sonoro que conversa com nossa tradição e nossa contemporaneidade para apontar a TRANSformação dos espaços, dos tempos e das ideias”, finaliza a artista.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024