Top

Curta-metragem “Zé” apresenta o artista Zé Tepedino em seu processo criativo

Zé Tepedino – Foto: Eduardo Dall Ogio

Após a sua primeira exposição individual ”Tudo é a forma que fala” inaugurada em fevereiro na Galeria Triângulo, sua representante em São Paulo, o carioca Zé Tepedino é tema central do curta-metragem “Zé”, um poema audiovisual com direção de Pablo Aguiar captado em 16mm através das lentes do diretor de fotografia Marcos Ribas. O filme apresenta o processo criativo do artista em seu habitat natural, a tão linda quanto caótica cidade do Rio de Janeiro.

A obra independente será lançada nesta quinta-feira (02.03) também na Galeria Triângulo e mostra o vaivém do artista em trânsito entre casa e ateliê, seu modo de produção, seus pensamentos e algumas de suas obras espalhadas pela cidade, tudo através da ótica de Pablo, que além de diretor, é amigo pessoal de Zé.

Zé Tepedino – Foto: João Cabral

“Um artista plástico pode influenciar um filmmaker de diversas formas, através de sua criatividade, do olhar e uso de objetos cotidianos em suas obras de arte. Eu busquei explorar novas formas de contar histórias e transmitir mensagens através da arte do Zé, assim como ele me trouxe uma nova percepção no dia a dia das captações”, explica Aguiar, diretor do curta.

O filme traz ainda fotografia em still de Eduardo Dall Ogio, design gráfico do DJ Baunilha e sound design assinado por Maguila.

“Pablo Aguiar e eu somos bons amigos e ele vem acompanhando de perto a crescente do meu trabalho. Seu maior interesse para a construção do curta foram as intervenções urbanas/ações poéticas totalmente efêmeras que faço na cidade. Agora que o filme está pronto é muito interessante que não conseguimos colocar ele em nenhuma gaveta. Acredito que realmente conseguimos criar algo novo”, conclui Zé.

Mais de Cultura