Top

Trombonista Joabe Reis lança “Partido Alto”; ouça

Joabe Reis – Foto: Carlos Franco

O trombonista capixaba Joabe Reis lança, nesta terça-feira (28.02), “Partido Alto”, canção composta por Airto Moreira, José Roberto Bertrami e Flora Purim, que dá uma deixa do que vem no próximo álbum de Reis, “028”, com previsão de lançamento para abril deste ano. Ouça aqui!

Abrindo a temporada de divulgação do disco, o trombonista serve seu virtuosismo e talento para a fusão de jazz e música popular brasileira sem restrições, realizando um desejo antigo de registrar em alta qualidade uma canção que faz parte de seu imaginário desde a infância.

“Regravar ‘Partido Alto’ é um desejo que eu tinha fazia alguns anos. Eu me recordo da primeira vez que toquei essa música, foi na minha infância, após um culto na igreja com outros amigos músicos que puxaram esse tema e eu saí atrás tentando tocar. Desde então me conectei com essa música e com todas as faixas do álbum do Airto Moreira”, revela Reis.

A canção original, gravada em 1979, no álbum “Touching You, Touching You”, é um clássico da mistura de samba e jazz que ficou conhecido pela interpretação de Flora Purim e Airto Moreira e agora, mais de 40 anos depois, ganha as camadas de sensibilidade de um dos maiores instrumentistas brasileiros.

“Seria impossível dizer que o meu som não é influenciado pela música brasileira e o jazz. O meu trombone carrega muita coisa do Raul Souza, Raul de Barros e Vittor Santos, e por mais que as minhas composições apontem para o soul e o funk, a improvisação nos leva diretamente ao jazz novamente”, explica Reis.

Para dar vida e energia à nova versão da canção, ele reuniu um time de músicos de primeira grandeza que preenchem com louvor os requisitos para interpretar a música fina proposta pelo instrumentista de Cachoeiro do Itapemirim (ES). O single conta com participação especial do lendário Bob Mintzer, saxofonista, compositor e arranjador americano que fez parte da GPR All Star Big Band e ainda hoje é integrante do grupo Yellowjackets, grupo vencedor de seis Grammys.

Conhecido como um dos mais importantes harmonicistas do mundo, com 13 álbuns lançados e shows pelo mundo, Gabriel Grossi complementa as participações da faixa com um especialíssimo solo de harmônica. Alguns dos mais importantes músicos do país também contribuíram para a riqueza da faixa: Michael Pipoquinha (baixo), Josué Lopez (sax), Sidmar Vieira (trompete), Daniel Pinheiro (bateria), Agenor de Lorenzi (teclado), além do francês radicado em Los Angeles U-Nam (guitarra).

 “Eu gosto de pensar em cada peça que compõe a minha banda e como elas se complementam. Não tenho dúvidas que hoje eu tenho a sorte de ter uma das melhores bandas do país, com amigos músicos com um nível altíssimo e que todos estão conectados na mesma linguagem, ouvindo os mesmo discos e amando fazer esse som. Isso é muito especial!”, aponta Reis.

Em “028”, o musicista direciona seu talento para fazer uma ode às suas origens, mais especificamente a Cachoeiro de Itapemirim, cidade localizada ao sul do Espírito Santo. “Eu decidi gravar um álbum em homenagem à cidade em que eu cresci, que me permitiu sonhar com a música, que me incentivou ainda menino e que eu tenho um carinho imenso! Cachoeiro de Itapemirim me ensinou muitas coisas, mesmo com toda limitação para os estudos na música. Aprendi na raça a me virar e a me tornar trombonista. Nunca vou me esquecer disso”, finaliza.

Mais de Cultura