Top

Hugo Germano: “É essencial fazer cinema nacional”

Hugo Germano – Foto: Gabi Lopes

Ganhando as salas de cinema do Brasil com o filme “Desapega”, de Hsu Chien, lançado neste mês e ainda em cartaz, o carioca Hugo Germano, de 31 anos, tem ganhado cada vez mais evidência. Além de interpretar o sargento Venâncio em “Mar do Sertão, trama das 18h da TV Globo, o ator ainda integra o elenco de dois filmes que serão lançados até março.

Com a agenda cercada de novos projetos para 2023, Germano vem colhendo os frutos de uma jornada que começou há 15 anos. “O frio na barriga ainda se faz presente. Sigo sempre ansioso para ver a reação do público a cada trabalho”, ressalta.

O longa-metragem “Desapega” narra a história de uma mulher bem-sucedida que é viciada em acumular coisas. Organizadora pessoal, ela é convidada a liderar um grupo de apoio para compradores compulsivos, onde se apaixona por um homem. No decorrer do enredo, ela também se torna uma compradora compulsiva diante dos conflitos com a filha que recebe uma bolsa de estudos para cursar fotografia em Chicago, nos EUA, e decide sair de casa. Glória Pires, Marcos Pasquim, Maisa Silva e Malu Valle integram o elenco.

No ar na novela “Mar do Sertão”, de Mário Teixeira, Germano caiu na graça do público, que ganhou ainda mais força ao se tornar o delegado interino de Canta Pedra. “Quando recebi o convite para fazê-lo, sabia que ele teria um papel fundamental na trama. Ter um corpo preto responsável pela lei e ordem de uma cidade é muito significativo”, conta ele, que tem procurado explorar todos os sentimentos do personagem.

Como o marinheiro Julião, recentemente o ator esteve na exibição do filme infanto-juvenil “Pluft, o Fantasminha”, dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa, aos domingos à tarde durante o mês passado também na Rede Globo. A produção, que é a primeira brasileira live-action em 3D, é baseada na épica peça de teatro de Maria Clara Machado.

Hugo Germano – Foto: Gabi Lopes

“É essencial fazer cinema nacional. A Rosane me deu o primeiro papel há 11 anos no filme ‘Desenrola’, onde conheci o Lucas Salles, que dá vida ao marinheiro João. Fiquei muito feliz com o resultado do trabalho. Me sentia em casa nas gravações”, destaca.

Sem tempo para descanso e aproveitando todas as oportunidades, o ator ainda estará em outras duas grandes produções das telonas: “Um Suburbano Sortudo 2”, com Rodrigo Sant’anna e Carol Castro; e “Mussum, o Films”, com Aílton Graça, Cacau Protásio, Neusa Borges e Yuri Marçal. “Sigo me aprofundando e regando minha humanidade. Aplico essa dedicação em todos os meus trabalhos, seja no palco, cinema ou na TV, pois sei que carrego muitas vozes quando exerço a minha profissão.”

Com muitas facetas, Germano  também segue na produção das peças-vídeos “Esse Menino”; que conta a história do inesquecível ator Grande Otelo, e o “Cria 3.0”; que traz à tona a vida de alguns personagens do Morro do Cantagalo, onde foi criado. “Estou sempre me desafiando e amadurecendo a cada projeto. Me faço muito a seguinte pergunta: O que eu quero dizer agora? Isso me norteia em tudo. Para mim, o artista tem sempre que ter algo para falar. O palco é sagrado. Em março reestreio o espetáculo ‘Chega de Saudade’, com Aquela Cia, no Sesc Copacabana, e estarei na sitcom ‘Agora Vai’”, concluiu.

Mais de Cultura