Top

“Clarice e o Significado de Tudo” traz uma Clarice Lispector entre a vida e a morte

Foto: Art of Acting Studio

O espetáculo “Clarice e o Significado de Tudo”, criado e estrelado por Vitória Vasconcellos, chegará aos palcos brasileiros em meados deste ano. A obra aborda os três dias de coma de Clarice Lispector, atingida por um incêndio acidental na década de 1960. A estreia acontecerá em Recife, por conta das fortes raízes entre a escritora e a cidade, e depois seguirá turnê pelas principais capitais do país. 

Em setembro de 1966, Clarice Lispector acidentalmente causou um incêndio que queimou sua casa, parte do seu trabalho e também seu próprio corpo. Ficou em coma por três dias, e o que aconteceu em sua cabeça durante esse período permanece um mistério dentre tantos outros que envolvem sua persona.

“Embora a premissa permaneça a mesma, essa versão usa uma ferramenta audiovisual para auxiliar na imersão que queremos que o púbico sinta. Não se trata de uma peça biográfica, mas um convite a enxergar o mundo a partir da essência dela, que dá espaço tanto para o caos quanto para a poesia. Vemos uma Clarice entre a vida e a morte, enfrentando o Deus que a abandonou”,  explica Vitória.

“Clarice e o Significado de Tudo é uma adaptação do monólogo de mesmo nome, criado e apresentado por Vitória durante sua estadia nos Estados Unidos. A peça será produzida em parceria com Adriano Portela (Cobogó Produções), responsável por “Lisbela e o Prisioneiro”, que fez parte do Festival Janela de Grande Espetáculos, em fevereiro desde ano.

Mais de Cultura