Top

Carnaval: Museu das Favelas apresenta “Vai dar Samba” sobre protagonismo feminino negro

Instalação “Visão Periférica”, no Museu das Favelas – Foto: Dalila Coelho

O Museu das Favelas, no centro de São Paulo, vai receber o evento “Vai dar Samba”, com foco no olhar para o samba e sua relação com as favelas, a partir do protagonismo de mulheres negras como Madrinha Eunice, Clementina de Jesus e Ivone Lara. Com entrada gratuita, a programação acontece nos dias 17, 18, 19 e 21 de fevereiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No domingo (26.02), das 15 às 16h, acontece uma aula teórica e prática “Solta o Corpo – Vivência de Samba”. A oficina exaltará a força da ancestralidade por meio da história do samba no Brasil e sua ligação com o Carnaval. A aula, ministrada por Isabella Nunes – dançarina da comissão de frente da escola de samba Tradição Albertinense e passista da escola de samba Império da Casa Verde –, traz a consciência corporal e a importância dos movimentos interligados com os instrumentos de percussão, com muito samba no pé.

Museu das Favelas – Foto Carlos Pires

As exposições “Favela-Raiz” e “Identidade Preta” também estarão abertas a visitação durante a folia. “Favela-Raiz” surge com uma ocupação manifesto composta em cinco partes – três internas e duas externas –, é um símbolo de saudação às tradições, à ancestralidade, à maternidade, aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes da favela e tudo o que ali foi semeado colhido.

Museu das Favelas – Foto: Carlos Pires

“Identidade Preta” celebra os 20 anos do Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina, trazendo de modo lúdico o histórico da evolução da feira, apresentando ao público os marcos revolucionários para a população preta a partir de seus espaços.

Vai dar Samba

Data: 16, 17, 18, 19 e 21 de fevereiro

Horário: todos os dias às 10, 11, 14, 15 e 16h

Local: Museu das Favelas

Classificação livre

Gratuito

As inscrições deverão ser feitas na recepção do museu sem necessidade de agendamento prévio

Mais de Cultura