Top

Galeria Teo recebe mostra de Caíto e Marcos Concílio

Obra de Caíto – Foto: Ramanaik Cunha Bueno

A Galeria Teo realiza a Exposição “Caíto: Esculturas – Marcos Concílio: Guaches e Tapeçarias”, com curadoria assinada por Ivo Mesquita, de 15 de fevereiro a 20 de março de 2023. Com o objetivo de valorizar as manifestações artísticas e o patrimônio cultural brasileiro, a mostra reúne preciosa seleção com 29 esculturas assinadas por Luiz Carlos Martino da Silva, Caíto, 13 guaches e tapeçaria do artista Marcos Concílio.

Em reconhecimento à riqueza produzida por Caíto, a mostra presta homenagem ao artista falecido em 2020. Caíto está representado por suas esculturas produzidas em diferentes momentos de vida e influências culturais. Da construção geométrica à sensualidade orgânica, a exposição revela a versatilidade e a consistência do artista, por meio de obras realizadas com diferentes técnicas, suportes e materiais, inclusive reciclados.

Obra de Marcos Concílio – Foto: Ramanaik Cunha Bueno

Do pintor e colecionador Marcos Concílio, a série de guaches incorpora a estética das múltiplas coleções que o artista reuniu ao longo de décadas. A estética vibrante e colorida remete às artes indigenistas, afro-brasileiras e da cultura pop dos anos 1960.

Curador da exposição, Ivo Mesquita é historiador da arte e escritor independente. Com uma trajetória expressiva no universo cultural, desenvolveu projetos para importantes instituições artísticas, educativas e sociais, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Fundação Bienal de São Paulo, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo -, o Masp (Museu de Arte de São Paulo), além de colaborar profissionalmente para galerias de arte contemporânea em São Paulo e em outros estados.

Reconhecido internacionalmente, contribuiu para renomadas fundações e instituições culturais nos Estados Unidos, Espanha, México, Canadá, Itália, Senegal e África do Sul.

Galeria Teo – Rua João Moura, 1.298, Pinheiros, São Paulo.

Mais de Cultura