Top

Quem é Samara Joy, cantora que desbancou Anitta no Grammy e vem para o Brasil

Samara Joy

Samara Joy levou dois Grammys, inclusive de artista revelação – Foto: Reprodução/Instagram/@samarajoysings

Samara Joy, cantora de jazz norte-americana, levou o Grammy por artista revelação no domingo (5.02), contrariando as previsões da imprensa internacional. Ela figurava na lista dos nomes “improváveis” da revista “Billboard”, que apostava em Anitta, Muni Long, Latto e Måneskin como os “principais candidatos”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Estou aqui por ser eu mesma, por ser quem eu sou desde nascer. Agradeço ao meu time, aos meus empresários, todo mundo da gravadora”, disse Samara em seu discurso ao receber o prêmio.

Com 23 anos, Samara foi criada no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, e nasceu em um lar rodeado por música. É neta do casal de cantores gospel Elder Goldwire e Ruth McLendon, do coral The Savettes. Seu pai, Antonio McLendon, viajou os Estados Unidos como baixista da banda do também gospel Andraé Crouch.

Ela começou a se apresentar no ensino médio cantando junto a uma banda de jazz. Aos 16 anos, cantou no coral da igreja como vocalista principal. Samara estudou na Fordham High School for the Arts e ganhou uma bolsa como vocalista da SUNY Purchase College.

Aos 18, ela ganhou notoriedade nas redes sociais ao publicar um cover de “Take Love Easy”, de Ella Fitzgerald, no TikTok. Em 2019, recebeu um importante prêmio do gênero, ao vencer o Concurso Internacional de Jazz Vocal Sarah Vaughan.

No ano passado, Samara lançou o seu segundo álbum, “Linger Awhile”, o primeiro pela gravadora Verve Records, selo especializado de jazz que hoje pertence à Universal Music Group. No disco, ela apresenta versões de alguns clássicos do jazz, como “Misty”, conhecida na voz de Sarah Vaughan, “Someone To Watch Over Me”, interpretada por Ella Fitzgerald. Além do prêmio de artista revelação no Grammy, ela também ganhou na categoria de melhor álbum de jazz com seu último lançamento.

A cantora virá ao Brasil para o C6 Fest, novo festival internacional de música que ocorrerá simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo informações da coluna da Mônica Bergamo, na “Folha”. Ela deve participar da edição paulistana do evento, marcada para 19 a 21 de maio no Parque Ibirapuera. Também estão confirmados o brasileiro Tim Bernardes e a norte-americana Weyes Blood.

Mais de Cultura