Top

Grammy celebra 50º aniversário do hip hop e reúne gigantes do gênero

Foto: Robert Gauthier/Los Angeles Times via Getty Images

Em 2023, comemora-se o aniversário de 50 anos do hip hop, e o Grammy decidiu fazer uma homenagem à altura. Mais de 25 gigantes do gênero, tanto consagrados com décadas de carreira quanto artistas da cena atual, estiveram presentes no tributo. Subiram ao palco nomes como Future, Missy Elliott, Lil Wayne, Nelly, Lil Baby e Queen Latifah.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Questlove, membro da banda The Roots, o tributo levou os espectadores pela história do hip hop, mostrando a evolução do estilo, legado e coreografias. No telão ao fundo, passaram nomes de pessoas que ajudaram a escrever a história do gênero, mas que não estavam presentes. Em uma homenagem multigeracional, foram lembrados tanto artistas que ainda estão em atividade, como Ice Cube, quanto outros que ajudaram a pavimentar o caminho desde o começo do hip hop, como é o caso do grupo pioneiro Treacherous Three, formado em 1978.

O artista LL Cool J apresentou a homenagem e concedeu ao rapper Dr. Dre um prêmio de impacto global de 2023, acenando para a famosa festa considerada berço do hip hop que aconteceu 50 anos atrás.

Apresentação de Queen Latifah no Grammy 2032 – Foto: Timothy Norris/FilmMagic via Getty Images

O gênero surgiu em meados da década de 1970 em subúrbios predominantemente negros e latinos em Nova York, nos Estados Unidos. Os moradores desses locais enfrentavam uma série de problemas sociais e econômicos, incluindo violência, racismo, tráfico de drogas e carência de infraestrutura e educação. A música, conhecida por sua batida rápida, refletia essa dificuldade da vida urbana nos guetos.

O DJ Kool Herc, cujo nome era Clive Campbell, é considerado o pai do hip hop. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de agosto de 1973, na festa de aniversário de sua irmã no distrito do Bronx.

Na ocasião, Kool Herc criou o som break, que significa quebra. Trata-se do trecho da música que rompe a seleção rítmica ao girar dois discos idênticos na mesa de mixagem. Assim, ele conseguia dar ritmos novos e desconhecidos à música disco da época, em uma mistura de rock, pop, disco, jazz e blues, que depois de anos passou a ser conhecida como hip hop.

Mais de Cultura