Top

Boca Livre: conheça a banda brasileira vencedora do Grammy que se separou com briga

Lourenço Baeta, da banda Boca Livre, recebe o Grammy 2023 – Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

O quarteto carioca Boca Livre levou o Grammy 2023 neste domingo (5.02) por melhor álbum de pop latino por “Pasieros” (2022), também assinado pelo músico Ruben Bladés, do Panamá. O disco foi gravado em 2011, mas só lançado no ano passado. Na mesma categoria, estavam nomes como Christina Aguilera e Sebastian Yatra.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Fundado em 1978, o grupo integrado por Zé Renato (voz e violão), Lourenço Baeta (voz, violão e flauta), David Tygel (voz e viola caipira) e Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos) se separou em janeiro de 2021 por divergências políticas que tiveram a vacina contra a Covid-19 como estopim.

Na época, a ex-empresária do grupo, Memeca Moschkovich, explicou a situação em entrevista ao portal Uai. “Estávamos tentando achar uma forma de conviver pela música, pela história do grupo, que é linda, mas todo mundo tem direito a mudar de opinião. Maurício reformulou as crenças dele de um tempo para cá e ele tem todo o direito de pensar o que quiser, mas se tornou uma situação insustentável, até pela própria saúde do grupo, que não teria mais como se encontrar, já que ele não vai tomar vacina”, afirmou.

Na ocasião, Maurício também foi procurado pela reportagem e preferiu não comentar em detalhes. “Como foi uma decisão deles, eles têm a razão deles, já deram a razão deles e não quero discutir isso. Têm o direito de fazer o que quiserem. Cada um cuida de si. Sempre quis fazer música, nunca interferi no pensamento de ninguém. Se eles tinham algum problema comigo, pergunte a eles, são decisões pessoais, que não tenho que comentar.”

Foram 40 anos na estrada, com pelo menos 10 álbuns de estúdio lançados, alguns ao vivo e uma extensa lista de colaborações com grandes nomes da música brasileira. O álbum premiado foi gravado em 2011, porém, lançado apenas em 2022. Por isso, concorreu a premiação deste ano. Entre os sucessos da banda, se destacam as canções “Feito Mistério”, “Mistérios”, “Quem Tem a Viola” e “Toada”

Mais de Cultura