Top

OMA Galeria abre 2023 com a coletiva “Multiplicidade Tripartida”

“Pastagem”, de Felipe Diniz Sanguin – Foto: Divulgação

A OMA Galeria abre sua programação de 2023 com a exposição Multiplicidade Tripartida”, em sua unidade nos Jardins. A coletiva apresenta trabalhos produzidos pelos artistas Felipe Diniz SanguinIsabê e Sofia Saleme durante sua participação no primeiro programa de residência da galeria.

A mostra tem curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior, que acompanhou os artistas ao longo da residência, realizada durante o segundo semestre de 2022 no espaço da OMA em São Bernardo do Campo. O projeto tem como objetivo oferecer a artistas em fase de consolidação um espaço para desenvolver suas pesquisas autorais e promover a troca de experiências com outros artistas da região. A exposição destaca a diversidade na produção dos residentes, apresentando colagens, pinturas, desenhos e esculturas.

“A porta é serventia da casa”, de Isabê – Foto: Divulgação

Logo na entrada o visitante encontra as pinturas e desenhos de Isabê, cujos tons terrosos e verdes amarronzados remetem às paisagens do Mato Grosso do Sul, sua terra natal. Seus trabalhos possuem indícios de memórias da artista, como figuras humanas e animais que só são descobertos com uma inspeção cuidadosa.

No salão ao lado estão os trabalhos de Sanguin, contemplado com o Prêmio Dasartes 2022. Suas colagens e pinturas criticam o capitalismo de consumo de massa e o contexto político atual de forma irônica, usando materiais descartáveis, referências à arte urbana e signos facilmente reconhecíveis por seu significado social.

Sofia ocupa o andar superior, utilizando materiais variados como cabelo, porcelana e gesso para criar objetos que fazem analogias entre a fragilidade da matéria e a fragilidade do corpo. Em várias obras, peças de porcelana quebradas são remontadas usando elementos como cabelos e pó de ouro. A artista, que anteriormente trabalhava principalmente com desenho, relata que a mudança de ambiente permitiu experimentar com novos formatos. “As idas e vindas de SP para SBC me deram espaço para criar, fazer e refazer na minha mente”, diz Sofia.

Obra da série “Pequenas Mortes”, de Sofia Saleme – Foto: Divulgação

Para um artista, a participação em uma residência proporciona novas experiências e trocas. “Não tem como conviver com outras artistas pensando e produzindo seus trabalhos e não se afetar por isso. Acredito, então, que essa residência foi crucial no entendimento e desenvolvimento da minha carreira”, diz Sanguin. “Encerro esse período convicta sobre o benefício desse percurso e volto para o Mato Grosso do Sul feliz por ter vindo parar em São Paulo”, finaliza Isabê.

A exposição fica aberta ao público até 11 de fevereiro, com entrada gratuita.

OMA Galeria – Rua Pamplona, 1.197, casa 4, Jardins, São Paulo.

Mais de Cultura