Top

Bia Ferreira representará o Brasil no Tiny Desk meets globalFest 2023

Bia Ferreira – Foto: Luan Cardoso e Camila Picolo

A cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira é a representante brasileira do projeto norte-americano Tiny Desk meets globalFest 2023. Sua apresentação vai ao ar no Youtube da NPR Music no dia 25 de janeiro, às 22h15 (no horário de Brasília).

Acompanhada de Érica Silva no baixo, Mari Lima na guitarra e Pé Beat na bateria, Bia gravou a sua participação na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, locação escolhida por ser um prédio ocupado pelo MSTC – Movimento dos Sem Teto do Centro -, símbolo de resistência nacional atual que garante a quem lá habita acesso à educação, cultura, formação cidadã, ambiental e esportiva, buscando a conscientização e a inserção social e democrática. Abordando o antirracismo, a necropolítica, a luta pelas mulheres e também o amor sapatão, passeando entre o R&B, o rap e a música brasileira, no repertório estão canções de “Igreja Lesbiteriana”, “Um Chamado e Faminta”, seus primeiro e segundo álbuns respectivamente.

“Eu fiquei assustadíssima quando surgiu o convite para fazer o Tiny Desk porque eu achei que fosse trote. E fiquei muito feliz porque a maioria dos artistas que eu admiro mundialmente tocaram no Tiny Desk”, conta. “Poder ter essa plataforma como um espaço para ampliar onde a minha arte chega é de uma alegria incrível! E poder contar com a presença do Pé Beat, da Mari Lima e da Érica Silva nessa banda fez toda a diferença. O groove saiu bonito e eu estou muito orgulhosa do resultado.”

Baseado em Nova York, o Tiny Desk meets globalFEST está em sua terceira edição. A colaboração entre a organização sem fins lucrativos NPR Music (Tiny Desk) com a plataforma globalFEST surgiu pela demanda em período pandêmico, em 2021. O projeto apresenta performances em vídeo exclusivos de artistas filmados em suas respectivas terras natais, na estrada ou no exílio em todo o mundo.

“O globalFEST tem sido uma maneira brilhante de descobrir música de todo o mundo e trazer o palco do globalFEST para nossa série de concertos Tiny Desk (em casa) tem sido uma porta de entrada para um público novo e de mente aberta para tantos grandes talentos”, diz Bob Boilen, criador do Tiny Desk. “A oportunidade de trazer artistas do globalFEST – de festivais anteriores, do atual e artistas com os quais não trabalhamos antes – para as casas dos espectadores por meio desses shows exclusivos filmados em todo o mundo, é a maneira perfeita de expandir o público para música diversificada”, complementam os cocuradores e diretores do globalFEST, Bill Bragin, Isabel Soffer e Shanta Thake.

Neste ano, a série anual online de três noites será exibida entre 24 e 26 de janeiro, tendo a beninense-americana Angélique Kidjo, cinco vezes vencedora do Grammy, como mestre de cerimônias. A partir das 22h, três pocket shows de diversos lugares do planeta acontecem na sequência. Além de Bia Ferreira, também estão no line up Bnat el Houariyat & Esraa Warda (Marrocos e EUA), Cui Jian (China), Dakh Daughters (Ucrânia), Justin Adams & Mauro Durante (Reino Unido e Itália), Moonlight Benjamin (Haiti e França), Noura Mint Seymali (Mauritania), Septeto Santiaguero (Cuba) e Taraf de Caliu (Romênia).

Mais de Cultura