Cultura

“Tremor”: Millan recebe individual da artista Guga Szabzon

Share

Obra de Guga Szabzon – Foto: Divulgação

Guga Szabzon (1987, São Paulo, SP) utiliza a costura sobre placas de feltro, em sua maior parte de grandes dimensões, para construir imagens que se assemelham a ensaios cartográficos, paisagens ou, ainda, desenhos que sugerem automatismo e rapidez. Esses trabalhos são realizados no contraste entre o gesto da mão e a imprevisibilidade da costura por meio da máquina. Em suas obras recentes, selecionadas para a primeira exposição individual da artista na Millan, as linhas se tornaram autônomas, sua produção assume suportes de maiores dimensões, bem como intensificam a liberdade de experimentação com as formas e materiais.

Tremor” (2022) – que dá título à exposição – é um dos destaques entre as obras inéditas da mostra. O trabalho se estende da parede até pousar sobre o chão. Nele, linhas formadas com alternância de cores primárias se estilhaçam em tracejados cujo declive é sugerido por essa passagem progressiva entre movimentos dotados de direcionamento espacial à completa dispersão. “O título da mostra faz menção a essas brechas, acidentais e intencionais, que irrompem continuamente entre os movimentos e relações das linhas que coexistem nos trabalhos de Guga”, escreve o curador da mostra, Cristiano Raimondi. Tal movimento é enfatizado pela própria ocupação dos trabalhos no espaço expositivo, revelando um pensamento que perpassa toda a mostra.

Em seu processo, Guga se volta para o tecer, a escrita e o desenho como práticas que se misturam. Pela primeira vez, serão apresentados os cadernos da artista que são utilizados para registrar sonhos, desenhar, fazer colagens, reunir escritos poéticos e conjuntos de frases ditas ou escutadas em seu cotidiano – que posteriormente informam sua obra em tecido seja formalmente, seja recuperando frases que irão nomear ou serem tecidas nos trabalhos em feltro. As obras carregam a ideia de mapas feitos à mão que registram as impressões sensíveis de pequenos acontecimentos (“Ventania”, 2022) a estados oníricos.

“Tremor” é a quinta individual da artista e sua primeira na Millan, desde que sua obra passou a ser representada pela galeria em fevereiro de 2022. A exposição tem abertura no sábado (21.01) e ocupa o térreo e o mezanino da galeria. A curadoria fica a cargo de Raimondi, com assistência de Daniel Donato Ribeiro.

Millan – Rua Fradique Coutinho, 1.360, Pinheiros, São Paulo.
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 11h às 15h.
Até 25 de fevereiro de 2023.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024