Em uma delegacia, uma mãe procura notícias do filho de 18 anos, negro, que foi identificado em uma ação policial. A cena, que poderia acontecer em qualquer departamento de polícia no Brasil, foi escrita pelo americano Christopher Demos-Brown e ganha agora tradução e direção de Tadeu Aguiar na inédita peça “O Incidente – American Son“, em cartaz até 12 de fevereiro no Teatro Firjan Sesi Centro, no Rio de Janeiro.
“A montagem é brasileira. Como somos latinos temos um tom mais apaixonado do que o dos americanos, que são mais racionais. O espetáculo não é uma cópia do americano. É uma montagem original e inédita e com certeza sua história cabe em qualquer parte do mundo. A questão racial é universal. No Brasil, se tornou mais evidente mais recentemente. Nas artes, por exemplo, embora se fale há muito tempo sobre o racismo estrutural, tanto produtores quanto artistas tinham pouco espaço para levar à cena falas pretas”, avalia Aguiar.
O drama ultrapassa fronteiras para jogar luz sobre questões raciais, conjugais e sociais. Com elenco formado por Flavia Santana, Leonardo Franco, Daniel Villas e Marcelo Dias, “O Incidente” é uma jogada oportuna, embora também tivesse sido oportuna há cinco, dez, 15 anos e, talvez, ainda não haja uma data prevista para esgotar sua validade desde a estreia em 2016 na Broadway, passando pela adaptação para a Netflix e agora sua chegada aos palcos nacionais.
O texto forte entrelaça um casal em busca de seu filho, um oficial de serviço e um tenente calejado pela vida. O resultado é um espetáculo denso, atual e altamente provocador. Com incontestável força emocional, “O Incidente – American Son” é um microcosmo da devastação das relações raciais que perpassa por uma tensão implacável em todos os níveis, com um final que faz com que o público, simplesmente, não consiga respirar.
Teatro Firjan Sesi Centro – Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro.