Top

Grátis: festival Ilumina promove música erudita em São Paulo

Festival Ilumina – Foto: Divulgação

Ilumina, fundado em 2015 como um pequeno festival de música em uma fazenda de café, chega a sua 8ª edição em 2023. Programado para acontecer entre os dias 3 a 15 de janeiro, o projeto promoverá uma programação intensa de concertos gratuitos em espaços como a Sala São Paulo, Teatro Clara Nunes e Teatro Municipal de Mococa. Também ganha destaque a performance realizada bem no meio de uma montanha, na Serra do Cigano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Composto por um coletivo de artistas, pensadores e pessoas motivadas por um modelo transformador de educação no país, que promova reformas sociais pela música, o Ilumina atua, durante todo o ano, diretamente com jovens artistas – bolsistas, advindos de contextos socioeconômicos mais difíceis, com o objetivo de formar lideranças e professores que ampliem e democratizem o acesso à música erudita no país.

Durante o festival, os participantes se reúnem com os melhores solistas, de diferentes lugares, em um formato de imersão, não apenas no contexto musical, mas também, e fundamentalmente, na convivência: ensaiando e vivendo juntos na sede da iniciativa, localizada na Fazenda Ambiental Fortaleza, interior de São Paulo.

O repertório do Ilumina é extremamente diversificado: vai da música erudita, passando pela MPB, até o funk carioca. O programa desta edição foi inspirado na música “Le Caos”, do compositor barroco Jéan-Fery Rebel, e na peça de John Adams chamada “Fellow Traveller”.

Grandes nomes da música clássica internacional estão confirmados, como os violinistas Tai Murray, dos Estados Unidos, Emmanuele Baldini, da Itália, o violista dinamarquês Asbjorn Norgaard, os violoncelistas Matthias Bartolomey, da Áustria, Giovanni Gnocchi, também da Itália, o clarinetista britânico Matthew Hunt, o contrabaixista Pedro Gadelha e o pianista Cristian Budu, ambos brasileiros.

Veja a programação completa:

Concerto na Montanha

Serra do Cigano, Caconde

Dia 07/01, às 17h

 

Concerto Fazenda Ambiental Fortaleza

Dia 11/01, às 17h

Distrito de Igaraí – Zona Rural, SN – Mococa

 

Concerto Mococa

Teatro Municipal de Mococa

Dia 12/01, às 20h

Rua Cel. Diogo, 82 – Mococa | SP

 

Concerto Diadema

Dia 13/01, às 20h

Teatro Clara Nunes

Rua Graciosa, 300 – Diadema

 

Concerto Sala São Paulo

Sala São Paulo

Dia 14/01, às 20h, e 15/01, às 16h

Praça Júlio Prestes, 16 – Luz, São Paulo | SP

 

Ingressos: grátis

Retirada no local, 1h antes do concerto

Mais de Cultura