Top

Retrospectiva: os melhores momentos do pop latino em 2022

Anitta com o prêmio de “Melhor Latino” no MTV Video Music Awards – Foto: Theo Wargo/Getty Images

Já podemos declarar 2022 como o ano do pop latino? Vários artistas fizeram deste um ano memorável para a música em idiomas de origem latina – e estamos vivendo por isso. Artistas como Bad Bunny e Rosalía fizeram canções em espanhol atravessar fronteiras e atingir patamares impressionantes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

É preciso fazer, claro, uma menção especial a nossa “girl from Rio”, Anitta. Ela acumulou conquistas neste ano e levou suas coreografias e ritmo contagiante para o topo das paradas e premiações internacionais.

Veja abaixo nosso top 5 melhores momentos para o pop latino em 2022:

1. A VOLTA DO RBD

RBD

Foto: Divulgação

Os fãs de um dos maiores grupo pop da história latina podem enfim comemorar. Quinze anos depois do último show, em 2008, o RBD confirmou seu retorno. Os integrantes da formação original da banda, Dulce María, Anahí, Maitê Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann, emocionaram os fãs ao publicarem um vídeo nostálgico com imagens antigas e recentes.

Ao final, aparece o link para este site, que leva a uma contagem regressiva. O anúncio será feito em 19 de janeiro de 2023. A expectativa é que uma turnê seja confirmada. Afinal, a própria Dulce María está com saudade! Dias antes do anúncio, ela contou com exclusividade à Bazaar que espera por esse momento.

“Vamos pedir ao universo, ver o que ele deseja, para ver o que vai acontecer em 2023. O que eu acho mais bonito é poder estar perto das pessoas, estar em contato, e sei que as pessoas esperam isso desde 2008, que foi o último show”, afirma. Ainda apareceu belíssima em um ensaio exclusivo! Veja as fotos aqui.

2. ANITTA

Anitta

Foto: Alexander Tamargo/Getty Images

Colocar apenas o nome Anitta é proposital, já que foram incontáveis os momentos em que ela brilhou. Na linha do tempo de suas conquistas neste ano, destaque para o prêmio de “Melhor Vídeo Latino” no MTV Video Music Awards com “Envolver” em agosto, “Melhor Artista Latino” no American Music Awards em novembro e indicação ao Grammy internacional como “Artista Revelação” no mesmo mês.

Seus feitos a fizeram entrar na disputada lista “Forbes Under 30”, na categoria musical. “A popstar brasileira chegou ao topo de sua indústria regional e se tornou uma artista de destaque da próxima geração da música latino-americana”, ressalta a publicação.

3. O COMEBACK DE SHAKIRA PÓS-PIQUÉ

Shakira

Foto: Mike Marsland/WireImage via Getty Images

Um grande momento para o pop e para o empoderamento feminino. Seu divórcio do jogador espanhol Gerard Piqué foi marcado por uma longa batalha judicial e tomou as manchetes. Como sempre, a colombiana diz tudo com sua arte.

Sua primeira música após a separação, “Monotonía”, com o porto-riquenho Ozuna, rapidamente chegou ao ranking de 15 faixas mais tocadas no topo do Spotify Global. Na letra, ela afirma que “estava correndo por alguém que por mim nem estava caminhando”. Forte! Assista ao clipe:

4. “MOTOMAMI” DE ROSALÍA

Rosalía

Foto: Samir Hussein/WireImage via Getty Images

Se você não sabia falar nada de espanhol, é certo que pelo menos aprendeu a dizer “Motomami” em 2022. Ninguém escapou aos encantos de Rosalía, muito menos o Grammy Latino, que elegeu o disco como o melhor de 2022.

A artista não nasceu em um país latino-americano como os outros nomes desta lista – ela é espanhola. Mas seu terceiro álbum – e de maior destaque até agora – é considerado latino pelas premiações, já que as músicas são em idioma de origem latina.

5. BAD BUNNY, MAIOR ARTISTA POP PELA “BILLBOARD”

Bad Bunny

Foto: Medios y Media/Getty Images

Se teve alguém que dominou as paradas neste ano foi Bad Bunny. Desbancou nomes gigantes como Harry Styles e Taylor Swift e foi eleito o maior artista pop do ano pela “Billboard” graças à repercussão estrondosa do álbum “Un Verano Sin Ti”. O disco figurou por meses entre os mais vendidos dos Estados Unidos, ocupando o topo da Billboard 200 por diversas semanas. Só no Spotify, bateu a impressionante marca de 10 bilhões de reproduções – sim, bilhões. Mal podemos esperar para 2023.

Mais de Cultura