“Nasci Pra Ser Dercy”, com Grace Gianoukas, escrito e dirigido por Kiko Rieser, busca manter vivo o legado da atriz – Foto: Heloísa Bortz
Dercy Gonçalves é uma das maiores atrizes do século 20. Ela faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora! O monólogo “Nasci Pra Ser Dercy”, com Grace Gianoukas, escrito e dirigido por Kiko Rieser, busca unir o apelo popular e o carisma da atriz a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade. A estreia acontece no dia 13 de janeiro, no Teatro Itália Bandeirantes, em São Paulo, em curta temporada até 26 de fevereiro. Miguel Falabella faz participação especial em voz off.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.
“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira”, completa o autor.
Os ingressos estão disponíveis neste site a preços populares até o dia 5 de fevereiro por R$ 50. De 10 a 26 de fevereiro, passam a ser vendidos por R$ 80.