Cultura

RJ: Peça joga o público em experiência contemporânea

Share

Deo Garcez e Rohan Baruck – Foto: Stephany Lopez

Os dramaturgos Bruno Bacelar e Rohan Baruck receberam um desafio: relacionar dois grandes nomes da história do Brasil, João Caetano (1808-1863) e Luiz Gama (1830-1882), que viveram no período de transição do Brasil Colônia para uma nação independente. A ideia do projeto é discutir a identidade nacional a partir dos ideais do ator e empresário João Caetano e do poeta e abolicionista Luiz Gama. É neste contexto que nasce o espetáculo “João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama”, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2. A peça, que conta com uma linguagem contemporânea, estreia no dia 15 de dezembro, às 20h30, no Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269, Leblon, Rio de Janeiro).

Misturando realidade e ficção, o espetáculo usa os tempos atuais para refletir os ideais dos dois personagens históricos, fazendo relações entre suas histórias cotidianas com os conflitos do passado. Num jogo com o público, “João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama” brinca com o próprio teatro, levando os espectadores a se questionar: essas histórias são dos atores ou dos personagens?

“Nós queríamos construir um trabalho que envolvesse a plateia de tal forma que ela esquecesse que o que está vendo é teatro. Então construímos essa dinâmica de aproximação que quebra as fronteiras entre palco e plateia, onde tudo pode ser ficção e tudo pode ser realidade. O que importa mesmo é a reflexão”, conta Baruck, um dos autores do espetáculo.

Repleto de histórias pessoais dos dramaturgos e de outros artistas, a peça trata de questões que deflagram a necessidade de autoconhecimento brasileiro para a criação de uma identidade nacional. No palco, os atores colocam lado a lado os conflitos dos anos de 1800 e 2000, desde o grito de independência até as lutas cotidianas que permeiam não só a arte, mas toda a sociedade.

“Há mais de trinta anos sou homem de teatro e há quase cinquenta sou um homem preto. Após tantas décadas foram tantas as violências e exclusões que infelizmente acabamos tornando cotidiano o que é inaceitável. Este trabalho foi a oportunidade de revisitar e redimensionar o escândalo que é viver na exclusão e na violência da marginalidade. Este é sem dúvida um trabalho necessário e urgente. Só a luta muda a vida!”, declara o dramaturgo Bacelar.

No elenco, além de um dos dramaturgos, o ator Deo Garcez, que atualmente interpreta o personagem Catão na novela “Mar do Sertão”, na TV Globo, vive uma nova experiência teatral. Há sete anos vivendo Luiz Gama no teatro, com o espetáculo “Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade”, neste novo projeto, Garcez reflete sobre o personagem do qual já é íntimo, porém sob outras perspectivas.

“João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama” fará curta temporada no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, dos dias 15 a 18 de dezembro, de quinta a sábado, às 20h30; e no domingo, às 19h. A entrada é gratuita.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024