Guto Requena – Foto: Estúdio Guto Requena
Para celebrar os 15 anos de existência, o Estúdio Guto Requena, um dos mais inovadores escritórios de arquitetura do País, abre pela primeira vez seu habitat criativo, um palacete de 1911, tombado pelo Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), localizado na Bela Vista, que foi restaurado e preservado e exibe com elegância suas memórias, seus afrescos e revestimentos originais, além de seu amplo jardim com árvores centenárias.
De 7 a 11 de dezembro, por meio de visitas livres ou guiadas, o público terá a oportunidade única de conhecer pela primeira vez esta relíquia, que abrigará neste período, a exposição “Arquitetura, Inovação e Afeto: 15 anos do Estudio Guto Requena”. A mostra relembra a trajetória do arquiteto e seus projetos mais significativos, que vão ocupar os diversos cômodos do casarão, somando mais de 600 m², a partir de temáticas de projeto, abrangendo uma produção ampla e diversificada: Arquitetura, Design de produto, Instalações imersivas e interativas.
Destaques da exposição:
– A nova linha de mobiliários impressos em 3D em material biodegradável. As peças são resultado de uma pesquisa extensa sobre o papel do designer como pensador de novas soluções para um futuro possível por meio do uso de tecnologias e materialidades com impacto mínimo no ambiente e melhor otimização de produção.
“Estímulos Emocionais”- Foto: Estúdio Guto Requena
– A instalação imersiva “Estímulos Emocionais”, obra audiovisual que convida visitantes a vestirem diferentes sensores de biofeedback (como um sensor de atividade cerebral e um de batimentos cardíacos) para se conectarem consigo e com outros e refletirem sobre a qualidade das nossas trocas e afetos com as pessoas e a cidade que habitamos e, por meio de alta tecnologia de visualização de dados, sentir como as emoções impactam nosso cérebro.
– A “Casa Pica-Pau”, com método construtivo sustentável em madeira engenheirada (CLT), uma das apostas do escritório para o próximo ano.
“Era Uma Vez” – Foto: Estúdio Guto Requena
– Os icônicos vasos “Era Uma Vez” estreiam em duas novas cores de edição limitada, vendidas exclusivamente durante o evento. A coleção é composta por quatro peças de tamanhos diferentes, criadas a partir do registro de fábulas que a avó de Requena contava na sua infância, captadas com um gravador em 2011 e utilizadas como base para a modelagem computacional dos vasos.
A programação também conta com brunchs, talks e uma festa de comemoração com atrações especiais na área externa.